Plantio de videiras oriundas da Itália marca celebração dos 150 anos da imigração na Via Del Vino

Na noite desta terça-feira (20) foi realizada na Via Del Vino a solenidade de celebração dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. O evento contou com o plantio de mudas de videira oriundas da Itália e show do Padre Ezequiel Dal Pozzo.

A programação encerrou a série de atrações do dia, que ainda contou com agroindústrias, show de Inês Rizzardo, menarosto, distribuição de polenta e missa na Paróquia Santo Antônio.

Marcando a data, foi realizado o plantio da videira Clinton – Crinto- Grinton, trazida pelo Círcolo Trentino da região do Friuli, na Itália. “Variedade de uva milenar, semelhante a Isabel. Esteve presente e atuante na maior parte do norte da Itália, cuja resiliência e perseverança se assemelha à Grande Sagra de nossos imigrantes que abandonaram suas raízes para manter suas famílias no Brasil”, destaca Sandro Giordani.

No Brasil tem registros da presença do Crinto desde a imigração até meados de 1970 onde consta nas obras de Celeste Gobbato.

Antes do plantio, o Padre da Paróquia Santo Antônio Volmir Comparin realizou a benção das uvas e, juntamente com o coro da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, rezou o Pai Nosso e a Ave Maria em latim.

O Prefeito Diogo Siqueira, vice Amarildo Lucatelli, secretários de Turismo Henrique Nuncio, de Cultura Evandro Soares, de Agricultura Luis Carlos De Mari e o representante do Círcolo Trentino Sandro Giordani realizaram o plantio de seis mudas, que serão encaminhadas para Igreja Cristo Rei.

Representando a Câmara de Vereadores, Thiago Fabris, falou sobre a importância da imigração. “Cresci com essa cultura e é um orgulho estar comemorando os 150 anos da imigração Italiana. Hoje Bento é uma das melhores cidades do Brasil para se viver e isso se deve ao trabalho realizado lá atrás pelos primeiros imigrantes”, disse.

O prefeito Diogo Siqueira destacou a comemoração no centro da cidade. “Um momento histórico e que precisa ser lembrado. Foi um dia de uma programação intensa e também que simbolizou a cultura, a tradição, a fé e o trabalho”.

O ex-prefeito Aido Bertuol, a assessora do Consulado na Itália Thais Ferrari, presidente do CIC Carlos Lazzari, vereadores, secretários e comunidade estiveram presentes.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido