Nesta quarta-feira (14), o Vice-prefeito Amarildo Lucatelli, acompanhado do
secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, recebeu oficialmente o Plano Municipal de Turismo, com vigência para ser trabalhado até 2024. O documento conta com quase 70 ações.
O plano municipal de turismo está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A consultora Roséli Azi Nascimento, sócio proprietária da empresa Entre Rios, fala da importância do plano estar alinhado com a agenda 2030. “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU desde 2015, compõe uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam a forma de enfrentar inúmeros desafios da humanidade nos processos de desenvolvimento. O município foi o primeiro em que a Empresa Entre Rios Consultoria e Eventos estabeleceu uma metodologia para construir todas as ações do Plano Municipal de Turismo, criando um vínculo de cada ação com diversos desses 17 ODS. Este ineditismo permite colocar o plano no patamar de uma visão de estratégia mundial de desenvolvimento”.
O plano analisa o mercado turístico, a infraestrutura e serviços gerais, órgãos e instituições que atuam na gestão do turismo, aspectos socioambientais, estratégias de desenvolvimento e o dimensionamento do investimento para a realização de ações.
O Secretário comentou sobre o trabalho que vem sendo feito. “Essa construção foi feita em várias etapas, iniciando por um grande diagnóstico do turismo de Bento, e culminando numa série de ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Turismo em prol do desenvolvimento do setor na nossa cidade. Esse é um dos primeiros planos municipais de turismo alinhado com a Agenda 2030 da ONU”.
São 8 eixos que norteiam o plano municipal de turismo com diversas ações. São eles: gestão descentralizada do turismo, planejamento e posicionamento de mercado, qualificação profissional dos serviços e da produção associada, empreendedorismo, captação e promoção de investimento, infraestrutura turística, informações turísticas, promoção e apoio à comercialização e monitoramento.
Este plano teve aprovação junto ao Ministério do Turismo. A próxima revisão do plano acontece no ano de 2025 onde novamente o trade se reúne para discutir demandas e oportunidades para o setor. “São ações que dão um caminho para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. E já vemos o resultado desse processo no crescente número de visitantes que procuram nossos atrativos, o bem receber e as belas paisagens”, disse o vice-prefeito.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves