Ação teve por objetivo explicar aos presentes sobre como será realizado o projeto
Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura juntamente com os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e representantes da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades (Mcid), realizaram com comunidades de diferentes bairros do município uma reunião sobre o trabalho de mapeamento de ruas e casas das áreas urbanas e rurais que possam representar riscos médio, alto ou muito alto de deslizamento ou que possam estar suscetível a inundação. A reunião contou também com a participação dos subprefeitos dos distritos de Tuiuty, Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro.
No encontro o engenheiro cartógrafo Denilson de Jesus explicou aos presentes sobre as ações que serão realizadas no município. “Nós vamos mapear as áreas de risco e apontar as potenciais tecnologias de engenharia para corrigir, mitigar ou minimizar os problemas de risco geológico. Tudo isso feito em parceria com as comunidades, pois eles conhecem os territórios, e é importantíssimo que no levantamento de campo nós possamos ouvir a experiência e vivência destas pessoas, para que a gente exponha isso nos relatórios, mapas e sugestões de intervenções que possam vir a ocorrer em cada um dos setores”.
O morador do bairro Municipal Nestor Nunes acompanhou a reunião e se mostrou favorável pelo projeto. “Eu acho bem legal esse projeto, que expõe também sobre os riscos para quem está construindo em barrancos e beira de rios. Nós vamos acompanhar de perto as equipes, e como já tivemos alguns problemas no bairro vamos poder falar para eles quando a gente for ver que tem algo errado e explicar de possíveis problemas no futuro. Eu gostei muito da palestra”.
Para o residente do bairro Eucaliptos Zico Soares “esse é um excelente trabalho, a gente precisa disso. É uma área que precisa ser bem analisada e estudada, pois temos riscos, e são várias famílias que moram lá. É muito importante a visita desses geólogos, e acredito que o povo vai receber eles muito bem. Vamos acompanhar no que precisarem, auxiliando, dando as mãos e ajudando para termos uma região 100% segura. Esse será um trabalho que ficará para sempre e o nosso bairro necessita muito disso”.
O secretário de Governo Márcio Possamai destaca que “essa iniciativa do Plano Municipal de Redução de Riscos é muito importante, pois será um mecanismo de extrema importância na prevenção de futuros eventos, e que a nossa população possa ficar mais segura quando novos episódios acontecerem. Será uma ferramenta que trará mais segurança para a administração, que vai poder ter mecanismos e ações de pronta resposta, mas também para a população como um todo que terá a segurança”.
Nesta sexta-feira (25), as equipes estão realizando visitas em escolas para dialogar com estudantes e professores sobre a importância do PMRR. A partir da próxima segunda-feira (28), inicia o trabalho a campo, com visitas a ruas e casas que possam estar em situação de risco.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Verão cultural de Natal acontece nesta quinta-feira, 21, no Bairro Licorsul, em Bento
Projeto Pipa Parade será lançado no domingo, 24, na Fundaparque, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES