Evento, que consiste em uma sessão de cinema ao ar livre, é promovido pela RGE e Instituto CPFL; outras 18 cidades da área de concessão também estão recebendo a ação
O Circuito CPFL vai levar atividades culturais, esportivas e de incentivo à leitura para 19 cidades do Rio Grande do Sul, no mês de novembro. Neste sábado, 16, é a vez de Pinto Bandeira receber o Cinesolar, uma sessão de cinema ao ar livre que ocorrerá a partir das 19h na Praça da Matriz, na Rua Almirante Barroso. O programa de abrangência nacional do Instituto CPFL, plataforma social do Grupo CPFL do qual faz parte a RGE, está percorrendo mais de 100 cidades em 2019, distribuídos em sete estados do país.
“O Circuito CPFL é um programa de alta aderência com as comunidades onde as atividades são desenvolvidas, já que o projeto atua em cidades que carecem das destas ações, como é caso das sessões de cinema do Cinesolar. Também há uma preocupação em executar essas atividades com qualidade e infraestrutura adequadas. O resultado deste empenho é o feedback muito positivo das pessoas contempladas pelo programa, com muitos pedidos de retorno em nossas redes sociais”, explica o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.
O Cinesolar, cinema itinerante que usa uma van equipada com placas solares, levará exibições de curtas-metragens e do longa, “Turma da Mônica – Laços”, à dezesseis cidades do estado: Nova Bréscia, Nova Petrópolis, Morro Reuter, Triunfo, Gravataí, Canoas, Nova Pádua, Mato Leitão, Pinto Bandeira, Pinhal da Serra, Ciríaco, Vila Maria, Santa Rosa, Itacurubi, São Borja e Itaqui. O projeto tem entrada gratuita e também oferece duas oficinas práticas para o público.
Na Oficinema Solar Expo Tecnologia, é possível entender de forma lúdica como a luz do sol se transforma em energia elétrica. A parte de trás da van fica aberta e conta com uma exposição de tecnologia e arte, onde os convidados vivenciam uma experiência tecnológica com duração de 10 minutos e intervalos de cinco minutos entre elas. As visitas iniciam uma hora antes das sessões de cinema.
A Oficinema de Vídeo, voltadas para jovens entre 11 e 17 anos, com duração de 2h30, discutem os problemas de sustentabilidade da região e introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de “vídeo de bolso”. Esse formato “de bolso” utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, como smartphones – aparelhos comuns aos jovens. A gravação e a edição do filme são realizadas pela equipe do Cinesolar e à noite, durante a sessão de cinema, este curta-metragem é exibido.
O Circuito CPFL também contempla outros dois projetos: a Carreta Literária, projeto em que uma biblioteca móvel (book truck) percorre escolas municipais das cidades escolhidas – vai circular por sete escolas de Novo Hamburgo; e o circuito Correr e Caminhar, projeto que oferece corridas e caminhadas de rua de 5 e 10km, que passou por Caxias do Sul no dia 3 e Passo Fundo no dia 10.
SERVIÇO:
Cinesolar em Pinto Bandeira
Quando: 16 de novembro | 19h
Onde: Praça da Matriz
Participação: gratuita
Informações: www.institutocpfl.org.br
Fonte: RGE
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro