Foi em Pinto Bandeira na noite desta sexta-feira, dia 7, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, o primeiro lançamento na região da obra “O Livro do Capitel”. A publicação foi produzida pelo jornalista, escritor e produtor cultural, Fabiano Mazzotti, que percorreu milhares de quilômetros para captar imagens e conhecer as motivações das pequenas capelas existentes à beira de estradas. O projeto engloba além de Pinto Bandeira, Monte Belo, Santa Tereza e Bento Gonçalves e reúne a história de 113 capitéis.
O trabalho conta com o suporte de uma pesquisa organizada pelas professoras Carmelina Ferrari, Leonides Ferrari, Loiva Carraro, Nelcy Ballista e Sueli Ferrari. Em 1981, como alunas de pós-graduação em folclore da Faculdade Palestrina, de Porto Alegre, elas juntaram informações entrevistando pessoas que já não estão mais vivas. Com esse material, Mazzotti aprofundou a pesquisa com novas conversas junto a familiares dos envolvidos na construção de cada capitel ainda existente, dividindo a autoria com as mulheres que possuem de 72 a 92 anos de idade.
Com a recepção do prefeito Hadair Ferrari, do pároco Luiz Antonio Mascarello, além do carinho da comunidade, foi uma noite de emoções. Pinto Bandeira foi a primeira cidade a ser lançada, afinal, dos 113 capitéis, 45 estão no município.
O livro apresenta histórias de 113 oratórios que retratam motivações da existência da cada capitel e além de constar numa obra impressa, apresenta uma versão sonora. Um CD com a gravação de todas as histórias surge como o primeiro trabalho desse tipo para as quatro cidades envolvidas. O ineditismo alia-se à nobre sensibilidade em oferecer acesso de conteúdo a pessoas portadoras de deficiência visual.
Aprovado pelo Ministério da Cultura, o trabalho tem patrocínio das empresas Ceran, Meber Metais, Roseflor Alimentos, Vinícola Aurora e Adubare Compostos Orgânicos. Os quatro municípios contemplados no projeto apoiam a obra cultural.
Na próxima semana outros lançamentos acontecem nas cidades envolvidas conforme cronograma abaixo:
Lançamentos:
12/12. Bento Gonçalves. Salão Paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio. 20 horas
13/12. Santa Tereza. Prefeitura Municipal. 20 horas
17/12. Monte Belo do Sul. Salão Paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Assis. 20 horas
Entrada gratuita
Livros à venda pelo preço promocional de R$ 70,00.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
ACIDENTE DEIXA DOIS FERIDOS NA BR 470, EM SÃO VALENTIM, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO PROGRESSO, EM BENTO GONÇALVES
Com público de 30 mil pessoas, 3ª ExpoSanta consolida-se como maior edição da história