A informação de que Pinto Bandeira foi o município que mais investiu em educação por aluno, em 2015, que integra o Anuário Brasileiro de Educação Básica divulgado na última semana, está sendo celebrada pelo município. Trata-se de um estudo que apresenta análises sobre os temas das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Conforme os números revelados o montante chegou a R$ 19,5 mil por aluno (29,9% do orçamento), o valor mais alto contabilizado em todo o país. Atualmente são três escolas municipais com 159 alunos matriculados, 100% atendidos, inclusive no contraturno escolar.
São 45 na creche, 59 na Escola Municipal Barão de Mauá e 55 na Escola de Ensino Fundamental Emilio Meyer.
O prefeito Hadair Ferrari em entrevista para Rádio Difusora cumprimentou todo o corpo diretivo do município, citou a secretária de Educação, Angelita Pavan Poloni, além das diretoras Greice Bettoni, Silvana Ferrari Detoni e Luana Spadari, professores, merendeiras e funcionários.
“Graças aos investimentos que foram feitos aqui, quero parabenizar a todos. A formação, qualificação dos professores são pontos que a gente investe bastante. O município está engatinhando e nós temos um futuro brilhante, tenho orgulho de estar aqui como gestor”, comentou o prefeito.
A Constituição obriga os municípios a aplicarem no mínimo 25% do orçamento na manutenção e no desenvolvimento da Educação. De acordo ainda com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) Pinto Bandeira ainda superou o que a lei exige também em 2017 e 2018. Foram destinados 26% e 28%, respectivamente, nestes anos, para a Educação.
Anuário Brasileiro da Educação Básica
Foi lançado em 2012 com o intuito de oferecer dados e informações sobre a educação. É um instrumento de consulta e acompanhamento da qualidade da educação no País, contribuindo para qualificar o debate e enriquecer a compreensão sobre as conquistas das décadas recentes, o quadro atual e as perspectivas futuras o ensino que é oferecido às crianças e aos jovens de todo o Brasil.
O Anuário adota como eixo estrutural o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, com suas 20 metas, que abrangem as várias etapas e modalidades de ensino, assim como a valorização dos professores, a gestão democrática e o financiamento do ensino público.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor