A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação Curvas, para combater crimes ambientais praticados no litoral norte do Rio Grande do Sul. Policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão no município de Mampituba.
A investigação apurou que dois servidores da administração do município de Mampituba, gestão de 2012-2016, constituíram uma empresa em nome de terceiros para comercialização de fragmentos de rocha conhecidos como “seixo”, utilizados para paisagismo. Essas pedras eram extraídas a partir do desassoreamento do Rio Mampituba, realizado pela prefeitura, e comercializados pela empresa. A licença expedida pelo Ibama para a realização do desassoreamento veda expressamente a comercialização do mineral oriundo da extração. Além disso, há obrigatoriedade de licença do Departamento Nacional de Produção Mineral, que a prefeitura não possuía.
A Operação Curvas teve início pela Polícia Federal em 2016, a partir de informações de diversos flagrantes de extração mineral ilegal, realizados pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

Princípio de incêndio é controlado em churrasqueira no Bairro Progresso, em Bento
Guarda Civil Municipal recupera veículo em situação de furto/roubo no Santa Marta, em Bento Gonçalves
Bento: vandalismo é registrado em árvores na entrada da cidade