O pesquisador da cultura do vinho e antropólogo Luis Vicente Elias Pastor, palestrou durante duas noites em Bento Gonçalves nesta semana. Ele foi o autor da obra “Paisagens do Vinhedo Rio-Grandense”, juntamente com o pesquisador Rinaldo Dal Pizzol, lançada em 2016.
Pastor na quarta-feira esteve na Faculdade Cenecista, palestrou para alunos do Curso de Turismo, em ação desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) e na quinta, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em evento realizado em uma parceria entre a Associação Brasileira de Enologia (ABE) e o Instituto R. Dal Pizzol.
“É preciso perceber que o patrimônio já não se restringe a um monumento. Pode ser o artesanato, um lago ou um bosque. Tão patrimônio é uma catedral quanto um vinhedo, por isso necessitam de preservação. Dentro dessa concepção, é mais fácil entender por que vemos a paisagem do vinhedo como patrimônio, pois pode integrar outras manifestações que não são materiais, mas sim elementos naturais e culturais”, explicou Pastor durante sua fala.
O palestrante também destacou que as novas formas de turismo necessitam de espaços para serem revertidos em recursos. “A paisagem é resultado da interação do homem a natureza. E a paisagem do Rio Grande do Sul é extraordinária, porque tem uma conjugação de saberes e culturas. Por isso, é importante que o vinhedo esteja integrado nas ofertas de turismo”, ressaltou.
Sobre o palestrante
Luís Vicente Elias Pastor é natural de La Rioja (Espanha), doutor em Antropologia, mestre em Etnologia e licenciado em Filosofia. De 1974 a 1980 foi diretor do Museu Etnográfico de La Rioja. De 1991-2001 foi diretor da Fundação Caja Rioja. De 1998-2000 foi responsável pelo Programa Líder Temático Cultura do Vinho.
Foi professor de Antropologia na Universidade Nacional de Educação a Distância, expert em temas de Patrimônio Cultural, autor de diversas publicações sobre patrimônio e turismo, cultura do vinho e turismo do vinho. Professor convidado de várias universidades sobre temas da cultura do vinho. Atualmente é responsável pela documentação e patrimônio cultural das vinícolas R. López de Herediae Viña Tondonia en Haro (La Rioja).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Felipe Machado e Conceitocom Brasil
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor