Pesquisa do CPERS aponta falta de educadores e problemas estruturais graves nas escolas estaduais

No dia 4 de maio, o CPERS lançou uma pesquisa para identificar a real situação das escolas da rede estadual.

Até o fechamento desta matéria, 204 instituições responderam ao questionário, o que representa aproximadamente 8,5% do total de escolas.

Os dados já permitem vislumbrar um quadro caótico, acusando falta de recursos humanos, problemas estruturais graves e ameaças de fechamento.

O levantamento contabiliza, por exemplo, a falta de 351 educadores(as). A carência mais expressiva de recursos humanos refere-se a funcionários(as): faltam 147 profissionais para atuar em áreas como merenda, manutenção, administrativo e limpeza.

Já a falta de professores(as) em sala de aula chega, nas instituições participantes, a 135.

Os especialistas também representam outra grande lacuna. São professores(as) que atuam em áreas como supervisão, orientação escolar, administração e biblioteca. Faltam 69 nas escolas que preencheram o formulário.

Dentre as respostas, 86 indicaram problemas estruturais como eletricidade, acessibilidade, cobertura da quadra de esportes, obras inacabadas, atraso na liberação de verbas para terminar reparos, muro caindo, entre outros.

O formulário permanece aberto e os dados serão compilados e utilizados para divulgar a real dimensão dos problemas da rede estadual de educação.

Levantamento parcial das respostas até 11/5:

  • 204 respostas
  • 134 escolas
  • 78 municípios
  • Falta de 135 professores(as)
  • Falta de 69 especialistas
  • Falta de 147 funcionários(as) de escola
  • 86 escolas apontam problemas estruturais
  • Principais problemas relatados: elétricos, acessibilidade, cobertura da quadra de esportes, sobrecarga de trabalho, obras inacabadas, atraso na liberação de verbas para terminar reparos, ameaça de fechamento, muro caindo, entre outros.

Fonte: CPERS Sindicato

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