No dia 4 de maio, o CPERS lançou uma pesquisa para identificar a real situação das escolas da rede estadual.
Até o fechamento desta matéria, 204 instituições responderam ao questionário, o que representa aproximadamente 8,5% do total de escolas.
Os dados já permitem vislumbrar um quadro caótico, acusando falta de recursos humanos, problemas estruturais graves e ameaças de fechamento.
O levantamento contabiliza, por exemplo, a falta de 351 educadores(as). A carência mais expressiva de recursos humanos refere-se a funcionários(as): faltam 147 profissionais para atuar em áreas como merenda, manutenção, administrativo e limpeza.
Já a falta de professores(as) em sala de aula chega, nas instituições participantes, a 135.
Os especialistas também representam outra grande lacuna. São professores(as) que atuam em áreas como supervisão, orientação escolar, administração e biblioteca. Faltam 69 nas escolas que preencheram o formulário.
Dentre as respostas, 86 indicaram problemas estruturais como eletricidade, acessibilidade, cobertura da quadra de esportes, obras inacabadas, atraso na liberação de verbas para terminar reparos, muro caindo, entre outros.
O formulário permanece aberto e os dados serão compilados e utilizados para divulgar a real dimensão dos problemas da rede estadual de educação.
Levantamento parcial das respostas até 11/5:
- 204 respostas
- 134 escolas
- 78 municípios
- Falta de 135 professores(as)
- Falta de 69 especialistas
- Falta de 147 funcionários(as) de escola
- 86 escolas apontam problemas estruturais
- Principais problemas relatados: elétricos, acessibilidade, cobertura da quadra de esportes, sobrecarga de trabalho, obras inacabadas, atraso na liberação de verbas para terminar reparos, ameaça de fechamento, muro caindo, entre outros.
Fonte: CPERS Sindicato
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