Resultados da pesquisa, desenvolvida em conjunto por entidades e empresariais e Prefeitura servirão de base para estratégias e ações
A união de esforços entre as três entidades empresariais que representam o varejo em Garibaldi e a Prefeitura vai possibilitar a realização de ações que promovam o setor no município e ofereçam condições para que os empreendedores, colaboradores e a comunidade possam usufruir de um comércio fortalecido e com serviços qualificados, além de produtos, preços e condições de pagamento que proporcionem bons negócios para consumidores e lojistas. Este é o objetivo da pesquisa realizada entre maio e julho, a partir da observação da movimentação do varejo e de entrevistas com proprietários de estabelecimentos comerciais e clientes.
A apresentação dos resultados do trabalho, inédito no interior do Rio Grande do Sul, foi realizado na noite de quinta-feira, 27 de setembro. Profissionais do varejo de Garibaldi conheceram o estudo que foi realizado sobre o comércio, perfil e estilo de vida do consumidor, além das possibilidades de melhoria e crescimento para os empreendimentos locais. Desenvolvido a partir da integração entre a Apeme, CIC e CDL, com o patrocínio da Prefeitura, o projeto foi executado pela Somos Romagna Mkt + Pesquisa.
A responsável pela pesquisa, Cristiane Romagna, destaca que o varejo vive um momento de muitos desafios, seja pela concorrência com a internet ou com a informalidade, seja pela instabilidade e incertezas da economia brasileira, ou, ainda, pela rápida mudança de hábitos dos consumidores. Porém, ela salienta que é preciso ficar atento às chances de inovação que surgem, diferenciar-se dos concorrentes e investir em ações para atrair e, principalmente, fidelizar o cliente.
“O objetivo do trabalho foi compreender como o varejo de Garibaldi é percebido, identificando quem são as pessoas que compram, qual seu perfil, seus desejos e suas necessidades para identificar oportunidades e alavancar as vendas”, salientou. Cristiane destacou que os consumidores, de modo geral, afirmaram que tudo o que precisam encontram no comércio de Garibaldi. Ela também apontou quais são os principais pontos que precisam receber maior atenção do varejo, assim como quais são as principais demandas que existem.
Durante a apresentação também houve o debate sobre as oportunidades que podem ser melhores aproveitadas, assim como melhorias de processos e diretrizes para desdobramentos de ações conjuntas para o fortalecimento setorial. Conforme a pesquisadora, com o resultado do estudo, as três entidades e a municipalidade terão subsídios para planejar iniciativas de curto, médio e longo prazo.
Fonte e fotos: Município de Garibaldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor