Despedida do relicário que contém os ossos de um fêmur e um dos pés da carmelita francesa aconteceu às 06h da terça-feira, 19 de março, no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
Em menos de 48 horas, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus reuniram mais de 5 mil pessoas na Diocese de Caxias do Sul. O início da peregrinação aconteceu na manhã do domingo, 17 de março, com a carreata e Missa na Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Mais de 700 pessoas participaram da celebração e a Igreja-mãe da Diocese acolheu mais de 1,5 mil pessoas durante todo o tempo em que o relicário esteve no centro de Caxias do Sul.
Para o pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, a peregrinação expressa o desejo dos jovens por uma espiritualidade mais profunda. “Receber as relíquias de Santa Teresinha é um presente muito grande. Elas são um despertar para a espiritualidade própria e profunda desta santa tão querida. Também nossos jovens querem algo mais profundo, que supere as superficialidades do mundo de hoje, que nos ajude a ser ‘mais do céu’.
No final da tarde do domingo, 17 de março, a urna que contém os ossos de um fêmur e um dos pés da carmelita francesa foi levada em carreata até o Carmelo do Menino Jesus, onde o bispo diocesano de Caxias do Sul presidiu a Missa. “Esta Igreja, a quem Santa Teresinha se referia como ‘minha mãe’, que recebeu a sua missão do Senhor Jesus através do apóstolo Pedro, teve a humildade de se colocar na escuta do Senhor e acolher o sopro do Espírito Santo, ao longo destes 2000 anos para atualizar a sua missão no mundo, de anunciar o Evangelho. Uma Igreja que é mãe, às vezes criticada e pouco amada por muito de seus filhos e filhas, mas se empenha para viver sua missão, com suas feridas e cicatrizes históricas, sem deixar de ser mãe e protagonista na defesa da vida dos pobres, dos excluídos; promotora da paz, do diálogo, da justiça e da verdade. O Papa Francisco retoma algo próprio de Santa Teresinha: a Igreja é minha mãe”, salienta.
O relicário permaneceu no Carmelo até a manhã da segunda-feira, 18 de março, quando foram rezadas as Laudes e celebrada a Missa, além de um momento de espiritualidade a partir dos escritos de Santa Teresinha. Ao todo, mais de 500 pessoas passaram pela igreja do Carmelo. Pelas 10h30min, o carro que leva a urna iniciou o seu deslocamento para Bento Gonçalves. Na entrada da cidade, um caminhão do Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), seguido pelos festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio conduziram o relicário até o Santuário Santo Antônio.
A urna é acompanhada de perto pelos freis Carmelitas da província da região sul do Brasil. O provincial, frei Everton Machado, exprime a alegria de levar a devoção desta grande santa que amou muito a Jesus pelos três estados da Região Sul. “Esse momento da peregrinação das relíquias de Santa Teresinha ajuda também num despertar vocacional e acreditamos que vai suscitar no coração dos jovens o desejo de seguir Cristo mais de perto, na vida religiosa, na vida carmelitana”, salienta.
Ao longo da segunda-feira foram celebradas três Missas, ao meio-dia, às 18h e 20h, sendo essa última a Missa da Juventude, contando com grande participação dos jovens das cidades que compõem a Região Pastoral de Bento Gonçalves. De acordo com a equipe de segurança e vigilância da Paróquia, mais de 3 mil pessoas passaram pelo Santuário Santo Antônio. A despedida das relíquias de Santa Teresinha aconteceu às 06h desta terça-feira, 19 de março. A partir de agora o relicário segue para o estado de Santa Catarina.
O pároco da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, padre Volmir Comparin, se alegra com a visita. “Nós nos encontramos aqui escutando a Palavra de Deus. Santa Teresinha escutou e leu tantas vezes a Palavra de Deus e ela foi se apaixonando cada vez mais por Nosso Senhor. Como Ele é bom, como Ele faz bem. Eu quero anunciá-lo para todo o mundo e quero que todas as pessoas tenham a mesma alegria. Santa Teresinha é um sinal de esperança para o nosso tempo: queremos buscar e ver Jesus, o amigo, o amado dela”.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor