O mês de julho encerrou com aumento no índice de endividamento das famílias no Rio Grande do Sul. Resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Fecomércio-RS e divulgada nesta quinta-feira (3), revela que o endividamento permaneceu alto pela necessidade de consumo em um cenário de restrição de renda. O indicador fechou em 72,9%, contra 60,4% observados no mesmo período do ano passado. Também ocorreu avanço sobre junho/2017 (70.6%). A pesquisa pode ser acessada aqui.
O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, avalia que a conjuntura atual com restrições no mercado de trabalho e sem grande recuperação de renda acabam contribuindo para a elevação do endividamento. “Por conta desta conjuntura e da manutenção do nível de consumo, este aumento não se reflete em um crescimento na aquisição de bens e serviços”, pontua Bohn.
O levantamento indica que a parcela da renda comprometida com dívidas em julho, na média em 12 meses, permaneceu em 33,1%. Já o tempo de comprometimento da dívida no período de 12 meses praticamente não se alterou, ficando em 7,9 meses. O cartão de crédito ainda é o principal meio de dívida dos gaúchos, segundo 84,8% dos entrevistados, seguido por carnês (25,7%), financiamento de veículos (21,8%) e crédito pessoal (15,3%).
Embora o cenário econômico se mostre restritivo, especialmente em relação ao emprego, o recuo na taxa básica de juros e da inflação, pode ter contribuído para a redução da inadimplência na margem. No entanto, o percentual de pessoas com dívidas em atraso em julho (31,0%) se mostrou acima do registrado no mesmo período do ano passado (17,3%).
A pesquisa revela ainda que o índice de gaúchos sem condições de honrar suas dívidas vencidas nos próximos 30 dias saiu de 6,5% em julho/2016 para 11,9% em julho/2017. O presidente da Fecomércio-RS reforça que enquanto não houver melhora no mercado de trabalho, a regularização de dívidas ainda levará tempo.
Fonte: FecomércioRS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves