Para lançar a publicação, o educandário organizou a noite de autógrafos, além da presença das escritoras Marciele Bertoldi Scarton e Fernanda Tomasi
Já dizia a escritora norte-americana Nancy Huston, no título de seu livro, que o ser humano é uma espécie fabuladora. Criar histórias é reinventar a realidade, onde se tece uma profunda ligação entre a reflexão e a experiência. Desta relação tão propriamente humana, vide os desenhos da caverna de Lascaux, na França, onde retratava a cultura do período, já tinha narrativas imbuídas do cotidiano.
Das imagens à escrita, tem-se uma profusão de gêneros textuais que expressam a aventura do saber, do entendimento e do pensamento humano. E nada mais natural do que começar esse incentivo na escola. Com essa matriz histórica e plena de significados, a EMEF Senador Salgado Filho, localizada no distrito de Tuiuty, criou uma iniciativa onde foram tecidas histórias pelo olhar da criança, criando a publicação feita pelo primeiro ano “Meu primeiro livro”.
Sob a coordenação da professora Débora Catiane da Luz, da vice-diretora, Caroline Acco Stringhini, e da diretora, Daniela Soso, os trabalhos tiveram início em setembro. Com temática livre, as histórias retratam um momento em família, dos animais de estimação, contam episódios do dia a dia, de desejos, entre outras.
A pequena Alana Gallina Hminq “A menina e os dois cachorros”, conta sobre uma situação real quando um dos animaizinhos morde um porco-espinho. “Foi muito legal ter escrito essa história com os cachorros”, ressalta. Já seu coleguinha Augusto De souza também se baseou na realidade familiar e expressou o desejo de sua família de ter uma moradia própria que está sendo construída no momento em “A casa”: “É uma história boa onde vão morar os meus pais, meu mano e minha mana e eu.”
Mini contos, mini crônicas, mini fábulas é a escrita infantil em suas primeiras narrativas, exercitando a subjetividade, a imaginação e concatenação de ideias, tendo como matéria-prima a relação do eu com a realidade, com a possibilidade de exercitar a escrita em sua forma mais pura. Acompanhando as narrativas, as crianças produziram desenhos, onde ilustram os personagens principais e suas situações.
Vale ressaltar que a EMEF Senador Salgado Filho tem um compromisso com a promoção da literatura e da leitura, seja em sala de aula ou em casa com a família, como na atividade denominada “Sacola Viajante”, onde já a estava a sementinha para o projeto “Meu pequeno livro”. Toda sexta-feira, vai para a casa com todas as turmas. O aluno escolhe o livro e lê em casa com a família. O Jardim A e B, a criança faz um desenho sobre a história, e os alunos do 1º, 2º e 3º ano escrevem um pouco da história. Como se vê, a leitura, a interpretação de texto já vem acontecendo há um longo tempo no educandário.
Para reforçar essa jornada ao mundo da escrita, uma noite de autógrafos e a presença de duas escritoras, que estudaram no educandário, para realizar uma fala com os alunos e pais. Marciele Bertoldi Scarton e Fernanda Tomasi lançaram livros em coautoria como “Passo Velho” e “Mulheres do interior”. Atualmente, Marciele tem se destacado nas áreas humanas e está em evidência no mercado editorial com “O Grande Poder”. Ela comenta ter compartilhado suas experiências.
“Foi uma alegria retornar à minha primeira escola, logo após o lançamento de meu livro ‘O Grande Poder’, em escala nacional, participando desse projeto de incentivo a futuros autores. Contando um pouco de minha trajetória como escritora e de como é o processo de fazer um livro, pude demonstrar aos pequenos autores e seus pais que as crianças podem colher excelentes frutos de sua dedicação à leitura e escrita”, destaca Marciele.
A diretora Daniela Soso fala de como o momento foi enriquecedor.
“As escritoras falando com os alunos tiveram uma representatividade muito grande: elas contaram a história da nossa cultura, que tem a ver com o nosso projeto norteador, da história da comunidade. Isso estimulou a riqueza da leitura, da escrita, onde elas chegaram, mostrar como é importante ser de Bento Gonçalves. Os nossos alunos ficaram emocionados”.
Ainda, a diretora expressa que o projeto proporcionou uma conexão entre diversos aspectos do ensino-aprendizagem. “’O Primeiro Livro’ ensina Língua Portuguesa para as crianças, onde eles não aprendem só ortografia e gramática, mas conseguem também construir personagens, escrever histórias e isso é um grande incentivo para a produção e o prazer pela leitura”, afirma Daniela.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG

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