Os pensionistas beneficiados pelo IPE Prev devem realizar o recadastramento anual obrigatório, também chamado de prova de vida. O período para prova de vida é de três meses: mês de aniversário, um mês antes e um mês depois. Como não há renovação automática, o recadastramento evita a suspensão do pagamento do benefício.
O recadastramento pode ser feito por reconhecimento facial pelo aplicativo Servidor RS ou, presencialmente, nas agências do Banrisul, com apresentação de carteira de identidade emitida a partir de 2006 e que contenha o CPF ou de carteira de motorista atualizada, desde que sejam documentos emitidos no Rio Grande do Sul.
O aplicativo Servidor RS está disponível para pensionistas previdenciários e inativos civis ou militares como principal forma de realização do recadastramento anual por celular ou tablet, de forma fácil e ágil, sem exigência de documentação. Ele atende a todos os graus de dependência, exceto pensionista estudante, que deve realizar a renovação semestral, e pensionista filho menor e equiparados. Um pré-requisito para a prova de vida pelo aplicativo é que o benefício esteja ativo.
Aplicativo do Servidor RS
Como usar:
- Baixar/acessar o App Servidor RS
- Realizar login pelo gov.br
- Clicar no botão “Recadastramento”
- Concordar com o termo de uso
- Atualizar obrigatoriamente os dados de contato (e-mail e celular)
- Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
- Realizar a validação facial
- Conferir o comprovante do recadastramento
Após finalizar a prova de vida pelo aplicativo e a qualquer momento, o pensionista e o inativo poderão conferir o comprovante do recadastramento no próprio aplicativo.
Pensionistas e inativos que não conseguirem utilizar o aplicativo Servidor RS podem ir a uma agência do Banrisul.
Os pensionistas que não conseguirem fazer a prova de vida pelo aplicativo Servidor RS e residirem em cidade sem agência do Banrisul ou no exterior deverão consultar o site do IPE Prev para obter mais informações.
Os inativos que não conseguirem fazer a prova de vida pelo aplicativo Servidor RS e residirem em cidade sem agência do Banrisul deverão preencher o Formulário de Atualização Cadastral. Esse documento precisa estar com a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório e deve ser enviado à Secretaria da Fazenda, junto às cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência. O Aviso de Recebimento valerá como comprovante do envio da documentação. O endereço para envio é: Divisão de Gestão da Folha (Rua Caldas Júnior, 120, 13º andar – Secretaria da Fazenda – Porto Alegre – CEP 90018-900). Para acessar o formulário ou mais informações, clique aqui.
Mais informações
Inativos: atendimento.dgf.te@sefaz.rs.gov.br
Pensionistas: www.ipeprev.rs.gov.br
Texto: Ascom IPE Prev
Edição: Secom
Estado discute centro de referência em políticas públicas para redução de riscos de desastres
Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco em arrecadação de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho
Casa das Artes sedia exposição “As Cores do Meu Trabalho”, de Alex Nuñes