Os pensionistas beneficiados pelo IPE Prev devem realizar o recadastramento anual obrigatório, também chamado de prova de vida. O período para prova de vida é de três meses: mês de aniversário, um mês antes e um mês depois. Como não há renovação automática, o recadastramento evita a suspensão do pagamento do benefício.
O recadastramento pode ser feito por reconhecimento facial pelo aplicativo Servidor RS ou, presencialmente, nas agências do Banrisul, com apresentação de carteira de identidade emitida a partir de 2006 e que contenha o CPF ou de carteira de motorista atualizada, desde que sejam documentos emitidos no Rio Grande do Sul.
O aplicativo Servidor RS está disponível para pensionistas previdenciários e inativos civis ou militares como principal forma de realização do recadastramento anual por celular ou tablet, de forma fácil e ágil, sem exigência de documentação. Ele atende a todos os graus de dependência, exceto pensionista estudante, que deve realizar a renovação semestral, e pensionista filho menor e equiparados. Um pré-requisito para a prova de vida pelo aplicativo é que o benefício esteja ativo.
Aplicativo do Servidor RS
Como usar:
- Baixar/acessar o App Servidor RS
- Realizar login pelo gov.br
- Clicar no botão “Recadastramento”
- Concordar com o termo de uso
- Atualizar obrigatoriamente os dados de contato (e-mail e celular)
- Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
- Realizar a validação facial
- Conferir o comprovante do recadastramento
Após finalizar a prova de vida pelo aplicativo e a qualquer momento, o pensionista e o inativo poderão conferir o comprovante do recadastramento no próprio aplicativo.
Pensionistas e inativos que não conseguirem utilizar o aplicativo Servidor RS podem ir a uma agência do Banrisul.
Os pensionistas que não conseguirem fazer a prova de vida pelo aplicativo Servidor RS e residirem em cidade sem agência do Banrisul ou no exterior deverão consultar o site do IPE Prev para obter mais informações.
Os inativos que não conseguirem fazer a prova de vida pelo aplicativo Servidor RS e residirem em cidade sem agência do Banrisul deverão preencher o Formulário de Atualização Cadastral. Esse documento precisa estar com a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório e deve ser enviado à Secretaria da Fazenda, junto às cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência. O Aviso de Recebimento valerá como comprovante do envio da documentação. O endereço para envio é: Divisão de Gestão da Folha (Rua Caldas Júnior, 120, 13º andar – Secretaria da Fazenda – Porto Alegre – CEP 90018-900). Para acessar o formulário ou mais informações, clique aqui.
Mais informações
Inativos: atendimento.dgf.te@sefaz.rs.gov.br
Pensionistas: www.ipeprev.rs.gov.br
Texto: Ascom IPE Prev
Edição: Secom
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