A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Prefeitura de Caxias do Sul e o Estado resultou na instalação da unidade de saúde dentro da Penitenciária Regional de Caxias do Sul, no Apanhador.
A Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul (VEC) destinou R$ 170,7 mil para a compra e instalação de equipamentos. A Secretaria Estadual da Saúde repassará R$ 13,8 mil mensais para custeios. Para o repasse de recursos federais, o serviço depende de credenciamento do Ministério da Saúde.
Serão oito funcionários que atenderão durante quatro vezes por semana no turno da manhã. Com sala administrativa, consultório multiprofissional, sala de odontologia, sala de vacinas e outra para procedimentos gerais, uma sala de lavagem e esterilização de material, quatro sanitários, uma farmácia sala de coleta de exames e realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Também com duas celas de observação, sendo que uma delas conta com isolamento para internação de homens com doenças contagiosas. Eles permanecem ali até a transferências para serviços de média e alta complexidade fora do presídio.
A diretora do Departamento de Tratamento Penal, Mara Minotto, representou a superintendente dos serviços penitenciários e o secretário de segurança. Confome a diretora é importante garantir a saúde basica para os apenados.
Fonte: Imprensa Susepe com informações do Jornal Pioneiro
Criminosos roubam estabelecimento comercial no centro de Bento
Estado transfere 17 apenados para a Pasc e desarticula comércio ilegal no entorno do Complexo Prisional de Canoas
Acusados de matar casal enquanto dormia são condenados a mais de 200 anos de prisão em Caxias