Cerca de 200 máquinas agrícolas conduzidas por agricultores da região de Farroupilha estacionaram defronte ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã da quarta-feira, dia 2 de fevereiro, para participar da 122ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio. Como ocorre anualmente, a festa tem por intuito agradecer pelos frutos colhidos e pedir proteção para o trabalho e, sobretudo, à natureza, o que inclui a tradicional bênção às máquinas agrícolas e aos agricultores.
A programação iniciou ainda no dia 24 de janeiro com celebrações que envolveram diversas comunidades de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha. Ao todo, pelo menos cinco mil pessoas participaram da programação ao longo das noites de novena e da celebração. Nas redes sociais, os conteúdos que abordaram a Romaria Votiva alcançaram mais de 331.615 pessoas entre fotos, vídeos e textos.
A programação iniciou às 8h com missa celebrada pelo padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário. “Precisamos recuperar a harmonia com a Criação, superando a ideia de dominação e exploração. Assim, reconheceremos o dom que exige admiração e cuidado! Se faz urgente uma verdadeira conversão ecológica”, explicou o padre. Na sequência, às 9h30min, foi a vez do Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, presidir a celebração. Em sua homilia, o bispo promoveu uma reflexão sobre fé, esperança e persistência, características presentes em boa parte dos agricultores.
Também lembrou dos agricultores idosos e enfermos que não puderem participar da celebração nesta quarta-feira e recordou a razão pela qual a Romaria Votiva foi criada há 122 anos: para pedir pela graça da chuva após uma dura estiagem. “Naquele tempo, a fé os motivou e envolveu na romaria da esperança. Os agricultores deixaram suas casas e vieram até os pés da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio implorar a graça da chuva, frente à grande seca pela qual passavam naquele momento”, descreveu o bispo. Neste sentido, o bispo ressalta que desde lá os colonos promovem uma caminhada de muita fé e esperança na mãe de Caravaggio.
Após a missa das 9h30min, os motoristas pilotaram as máquinas agrícolas em procissão para receber bênção e agradecer pelo dom da vida. O dia também é marcado pela exposição de frutas, doações de alimentos e muita devoção. Haverá missas às 15h e 17h, e a récita do terço às 18h.
Novenas começaram no dia 24 de janeiro
Participaram da programação as paróquias de Nossa Senhora do Rosário (Pinto Bandeira), Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul), Paróquia Santo Antônio (Forqueta, Caxias do Sul), Paróquia São Marcos (Farroupilha), Paróquia Santa Cruz (Nova Milano), Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha), Paróquia Jesus Ressuscitado (Farroupilha), Paróquia Jesus Bom Pastor (Farroupilha) e Paróquia Sagrado Coração (Farroupilha).
Em cada celebração, as paróquias demonstraram emoção, entrega e devoção. Os líderes de cada comunidade levaram até o altar símbolos representando suas localidades, juntamente com cestas de frutas, resultado do trabalho árduo dos agricultores de cada paróquia.
Fonte: Apura Conteúdo
Fotos: Leandro Ávila / Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor