Aberto à comunidade, evento organizado pela direção, educadores, estudantes e famíliass, terá teatro, danças folclóricas, declamação, trova, fazendinha e um cardápio típico gaúcho
Desde 2010, tem um dia no ano que o Colégio Marista Aparecida abre os portões para receber toda a comunidade. É um grande dia, talvez o mais aguardado do ano para a Família Marista, porque permite integrar direção, educadores, estudantes, famílias e amigos numa confraternização que caminha de mãos dadas com a valorização da cultura gaúcha. Tradicionalmente conhecido como o Projeto do Gaúcho, este ano ganha uma nova denominação, passando a se chamar ‘Pelas Trilhas do Rio Grande’, numa fusão com o saudoso Pelas Trilhas da Leitura. A programação começa nesta terça-feira, 6, e segue até o sábado, 10, reunindo peças teatrais, danças folclóricas, declamação, trova e até uma fazendinha no pátio. Para completar, um cardápio variado com sabores típicos da cultura gaúcha.
Diante de uma pandemia global, foram dois anos de muita expectativa, alimentando as lembranças dos anos anteriores. Chegou o momento de viver toda essa espera. Os preparativos correm nos bastidores com ensaios nas salas de aula e nas quadras, além do envolvimento de pais na organização das barracas. O projeto, que envolve estudantes do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM), movimenta o colégio durante toda a semana. Nesta terça e quinta, dias 6 e 8, sempre a partir das 19h, o Salão de Atos vira palco de apresentações de teatro organizadas pelas turmas do 6º e 7º ano do EF.
No sábado, 10, as atrações estarão por conta das turmas do 1º, 4º, 8º e 9º anos do EF, além do Ensino Médio, das 10h às 16h. São apresentações construídas pelos estudantes e coreógrafos em um trabalho de análise e reflexão sobre a cultura gaúcha nas suas mais variadas formas de expressão. Os ingressos para este dia estão disponíveis pelo valor de R$ 5 na Secretaria do Colégio, com os estudantes do Grêmio Estudantil e com as famílias ligadas a Associação de Pais e Mestres (Apamea). No dia, o valor custará R$ 10. Toda a comunidade está convidada a participar.
Além de circular pelo Salão de Atos e pelo Ginásio de Esportes, onde acontecem as apresentações, o público poderá se deliciar com as barraquinhas de pipoca, cachorro-quente, rapadura, crepe, brigadeiro, pão de alho, espetinho, salchipão, coxinha e asinha de frango, polenta brustolada, além de água, suco e refrigerante. E para quem aprecia a bebida tradicional do gaúcho é só levar a cuia e a bomba que a água quente e a erva-mate é por conta dos organizadores.
PROGRAMAÇÃO
DIA 6 – 19h – Salão de Atos do Colégio Marista
Capitão dos Rios e Prenda dos Pampas
Prenda de Neve
Prenda Vermelha
Prendarella
A Prenda e a Fera
A Prenda Adormecida
Dia 8 – 19h – Salão de Atos do Colégio Marista
Negrinho do Pastoreio
A Lenda da Erva-mate
A Lenda do Arroz
A Lenda do João-de-Barro
A Lenda do Tesouro da Guarita
Dia 10 – Das 10h às 16h
Ginásio de Esportes
10h (1º Bloco) – Declamação e danças
11h30min (2º Bloco) – Declamação e danças gaúchas
14h30min (3º Bloco) – Declamação e danças gaúchas
Salão de Atos
10h50min – Trovinhas
13h30min – Trovinhas
Fonte: Conceitocom Brasil
Fotos: Divulgação Marista
Família de Bento procura por mulher desaparecida há 12 dias em Caxias do Sul
Sobe para sete o número de mortos no acidente com ônibus de estudantes em Imigrante
Governador emite nota de pesar pelo acidente em Imigrante