Pelo volume de expositores que possui, pelo alto número de municípios representados e pela profissionalização dos empreendimentos, o Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer se tornou a principal ação comercial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) voltada a esse público, no país. A parceria do Mapa e de outras entidades para viabilizar o Pavilhão da Agricultura Familiar foi um dos temas tratados neste domingo (28/8) entre o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Antonio Velho Lopes, e o secretário adjunto da Agricultura Familiar e Cooperativismo do ministério, Nelson de Andrade Junior, durante a Expointer.
Nesse ano, o pavilhão reúne 337 expositores de 166 municípios. Além do Rio Grande do Sul, há empreendimentos de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro presentes. Toda a estrutura é organizada pelo Mapa e Seapdr, em parceria com entidades representativas da agricultura familiar – Fetag/RS, Emater, Fetraf Sul e Via Campesina.
Durante o encontro com representantes do Mapa, Lopes afirmou que a Secretaria da Agricultura sente-se honrada em poder compartilhar práticas de políticas públicas da agricultura familiar gaúcha com os demais Estados. “Ficamos satisfeitos em ter nosso Pavilhão reconhecido nacionalmente e em podermos construir soluções coletivas em prol da agricultura familiar”, ressaltou o titular da Seapdr.
Andrade Júnior informou que o investimento feito pelo Mapa na agricultura familiar da Expointer é o maior entre todas as feiras nacionais. “O propósito é buscar mais desenvolvimento e acesso a mercados para esse público. O auxílio chega tanto para as cooperativas e associações de agricultores familiares quanto para os empreendedores individuais”, destacou o dirigente.
Para a diretora de Cooperativismo e Acesso a Mercados Institucionais do Mapa, Fabiana Durgant, que também participou do encontro, é cada vez mais evidente a maturidade dos expositores do pavilhão. “Isso fica demonstrado na apresentação dos produtos, nas embalagens, no atendimento dado pelos agricultores aos visitantes”, disse. “Nos sentimos orgulhosos em ver o pavilhão, na Expointer, cada vez mais qualificado”, acrescentou Fabiana.
A diretora do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, Bruna Fogiato, complementa que a parceria estabelecida com o Mapa e com todas as outras entidades tem sido fundamental para o sucesso do Pavilhão. “Com certeza, isso ajuda a proporcionar desenvolvimento social e mais renda para centenas de famílias do Estado”.
Também participaram da reunião o assessor especial do Gabinete da Seapdr, Paulo Roberto da Silva, e o coordenador-geral do Cadastro da Agricultura Familiar no Mapa, Gabriel Assmann.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Foto: Fernando Dias/Seapdr
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21