‘Turismo, uma viagem onde o comércio precisa embarcar’. Com esta provocação, o Sindilojas Regional Bento convidou a Mestre em Turismo, Ivane Fávero, para a quarta palestra do ano do programa #SOUSINDI para Crescer. O encontro, realizado no Auditório do SESC de Bento Gonçalves, chamou a atenção do varejo para a necessidade de firmar parcerias com outros segmentos, criando experiências memoráveis e com identidade, aspectos que atraem o turista de hoje.
“O turista decide pelo território, não pela empresa. Muito mais que uma rede de atendimento é preciso se ater a uma rede de valores que atendam este novo consumidor atraído por história, cultura, vivências com alma”, destaca Ivane, que assegura que o turista busca uma experiência que gere aprendizado. “A boa infraestrutura, o produto e o atendimento são peças básicas. Para ser competitivo é preciso ter excelência em tudo o que se faz. Pensar a cada instante como podemos fazer melhor para surpreender o visitante”.
Se o comportamento de consumo mudou, então é preciso mudar para atender este novo consumidor. E neste sentido a tecnologia também é parte determinante do processo, ainda mais num período em que todo mundo é formador de opinião e tem acesso a informação qualificada. Primeiro, explica Ivane, é preciso identificar que tipo de visitante queremos atrair. O próximo passo é investigar tudo sobre o perfil desse público para, enfim, saber o que e como fazer. “De modo geral, a identidade do lugar é o que atrai o turista. Então, as empresas precisam entender que não basta divulgar o produto. Mais do que isso, é fundamental falar do território, sua alma, e as experiências que ele oferece”, complementa.
Justamente por isso é que turismo não se faz sozinho. Parcerias são bem-vindas e exercem total influência sobre o sucesso do destino turístico. E quando a experiência gera aprendizado e envolvimento emocional a significação é ainda maior. “Além de inovar e ser criativo é preciso ter uma boa história. Um destino turístico é consolidado quando há tradição e inovação que gera competitividade, cultura e turismo para se ter um produto turístico e promoção e interação para alcançar o engajamento. E isso tudo acontece quando há união, planejamento e ação”, ressalta.
O turismo já representa 10% DO Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Um em cada dez empregos são gerados pelo setor. Constatações mostram que mesmo com a crise econômica e institucional as pessoas vão continuar viajando.
A próxima palestra do #SOUSINDI para Crescer será sobre Cenário da Automação no Brasil. Harry Laube, da Intelidata Informática, vai conduzir o tema no dia 13 de agosto, apresentando formas que o varejo pode se apropriar para fazer uma melhor gestão do seu negócio, otimizando tempo e dinheiro.
SERVIÇO PALESTRA 13 DE AGOSTO
O que? #SOUSINDI para Crescer – Palestra ‘Cenário da Automação no Brasil’
Quando? 13 de agosto de 2019, às 19h
Onde? Auditório do SESC
Palestrante: Harry Laube, Intelidata Informática
Valor por pessoa: R$ 20 para Associado e R$ 30 para Não Associado
Informações e ingressos: 54 3052.0066, 9 9151.0006 (whatts) ou sousindi@conceitocom.com.br
Patrocínio: Sicredi, Mercantec, Vitaseg, Beltrami Contabilidade
Apoio: Fecomércio RS, Senac e SESC
Fotos: Conceitocom Brasil
DUPLA FURTA MOTOCICLETA DE RESIDÊNCIA NO BAIRRO SANTO ANTÃO, EM BENTO GONÇALVES
Governo lança campanha de retomada do turismo em evento nacional do setor
Chuva deve dar trégua no fim de semana no Rio Grande do Sul