Nesta segunda-feira, dia 09 de abril, a mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade Meridional – IMED, Paula Fogaça, arquiteta e urbanista, residente em Veranópolis, segue viagem para Itália, na cidade de Perúgia onde irá ministrar um seminário sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul, mais especificamente sobre a imigração italiana no município de Veranópolis.
O seminário chamado “Brasile. Questioni di spazio: patrimoni, paesagi e territori” será ministrado por mais duas alunas, a mestranda Bruna Dalagnol e a mestranda Denise de Azeredo, juntamente com o professor Dr. Henrique Kujawa. O convite para a participação nesse evento foi realizado pela Universitá degli Studi di Perugia e fará parte do “Seminári avanzati di antropologia giuridica. Patrimoni culturali e sviluppo locale”.
A mestranda Paula Fogaça, atualmente participa como voluntária na estruturação da Rota turística da Maçã em Veranópolis, juntamente com a Secretaria de Turismo, o SEBRAE e os empreendedores da Rota e também trabalha como consultora de patrimônio da Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra.
Têm como objetos de estudo de sua dissertação de mestrado as localidades rurais de Monte Bérico e Lajeadinho, e sua pesquisa teve como título “Patrimônio e Paisagem Cultural: A Imigração Italiana em Veranópolis – Brasil”.
A preservação do patrimônio é um assunto que está em discussão no momento pela atualização do plano diretor no município, por esse motivo, torna-se importante a reflexão a respeito das questões patrimoniais, tanto no campo material com as belíssimas edificações históricas da cidade, quanto nas questões de patrimônio imaterial como os costumes, o dialeto, a religiosidade e a vivência em comunidade.
Preservar o passado é preservar a história de Veranópolis, conservar o patrimônio é uma forma de demonstrar carinho pela herança deixada pelos imigrantes e que hoje se tornam um tesouro da Terra da Longevidade.
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área
Últimos dias para conhecer a mostra “In-visível”, de Karem Poletto Jacobs