Patrimônio de Veranópolis é assunto de seminário na Itália

Nesta segunda-feira, dia 09 de abril, a mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade Meridional – IMED, Paula Fogaça, arquiteta e urbanista, residente em Veranópolis, segue viagem para Itália, na cidade de Perúgia onde irá ministrar um seminário sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul, mais especificamente sobre a imigração italiana no município de Veranópolis.

O seminário chamado “Brasile. Questioni di spazio: patrimoni, paesagi e territori” será ministrado por mais duas alunas, a mestranda Bruna Dalagnol e a mestranda Denise de Azeredo, juntamente com o professor Dr. Henrique Kujawa. O convite para a participação nesse evento foi realizado pela Universitá degli Studi di Perugia e fará parte do “Seminári avanzati di antropologia giuridica. Patrimoni culturali e sviluppo locale”.

A mestranda Paula Fogaça, atualmente participa como voluntária na estruturação da Rota turística da Maçã em Veranópolis, juntamente com a Secretaria de Turismo, o SEBRAE e os empreendedores da Rota e também trabalha como consultora de patrimônio da Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra.

Têm como objetos de estudo de sua dissertação de mestrado as localidades rurais de Monte Bérico e Lajeadinho, e sua pesquisa teve como título “Patrimônio e Paisagem Cultural: A Imigração Italiana em Veranópolis – Brasil”.

A preservação do patrimônio é um assunto que está em discussão no momento pela atualização do plano diretor no município, por esse motivo, torna-se importante a reflexão a respeito das questões patrimoniais, tanto no campo material com as belíssimas edificações históricas da cidade, quanto nas questões de patrimônio imaterial como os costumes, o dialeto, a religiosidade e a vivência em comunidade.

Preservar o passado é preservar a história de Veranópolis, conservar o patrimônio é uma forma de demonstrar carinho pela herança deixada pelos imigrantes e que hoje se tornam um tesouro da Terra da Longevidade.

error: Conteúdo Protegido