Encontro promovido pelo Sindilojas discutiu como o envelhecimento da população impacta e gera oportunidades para o comércio e os serviços
O envelhecimento da população já é uma realidade e, mais do que um desafio, representa uma enorme oportunidade econômica. Foi com este olhar que o Bom Dia Lojista, realizado na manhã desta terça-feira, 20 de maio, na sede do Sindilojas Regional Bento, trouxe como tema a Economia Prateada, mercado voltado para pessoas com 60 anos ou mais, que hoje movimenta cifras bilionárias no Brasil e no mundo.
A condução do tema ficou a cargo da economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, que apresentou dados, análises e tendências sobre como o envelhecimento populacional está moldando o comportamento de consumo e criando novas demandas para o setor produtivo. Durante a apresentação, Patrícia destacou que o Brasil passa por uma transformação demográfica acelerada. “Estamos vivendo mais e nascendo menos. Hoje, a população brasileira com 60 anos ou mais já supera o total de habitantes de toda a Região Sul”, destacou. O Rio Grande do Sul, inclusive, lidera este cenário, sendo o estado brasileiro com o maior percentual de pessoas maduras: 20,16% da população gaúcha já tem 60 anos ou mais.
Esse movimento demográfico cria, ao mesmo tempo, desafios sociais e novas e potentes possibilidades de negócios. Segundo dados do Bank of America Merrill Lynch, a chamada Economia Prateada movimenta cerca de US$ 7,1 trilhões no mundo, representando a terceira maior atividade econômica global. No Brasil, esse público já responde por quase 20% do consumo, com uma movimentação anual estimada em R$ 1,6 trilhão. Além disso, 22% das pessoas com mais de 60 anos continuam ativas no mercado de trabalho, reforçando seu protagonismo econômico.
De acordo com Patrícia, as maiores oportunidades estão em setores como saúde, cuidado, habitação, turismo, lazer e serviços financeiros, além de adaptações no varejo e na prestação de serviços, que precisam estar atentos às necessidades desse público, que busca qualidade, bem-estar, conveniência e experiências.
O Bom Dia Lojista reuniu empresários e profissionais do comércio local para debater como o setor pode se preparar e se adaptar a essa transformação. O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, ressaltou a importância de trazer temas atuais e estratégicos para o desenvolvimento do comércio. “O envelhecimento populacional não é um problema, é uma realidade que abre um universo de oportunidades para quem está atento. O lojista e o prestador de serviços que entender as demandas desse público vai sair na frente, oferecendo produtos, atendimento e soluções adequadas”, destacou Amadio.
O evento faz parte da agenda permanente do Sindilojas Regional Bento, que busca qualificar o setor e promover discussões relevantes para o fortalecimento do comércio local.
Foto: Marcelo Scalon
Fonte: ConceitoCom
150 Anos da Imigração Italiana são celebrados no Barracão
Empresário de Bento, vítima de acidente na RSC-287, segue em estado grave na UTI do Hospital Tacchini
9ª Feira do Livro Infantil Sesc encanta público de 600 pessoas nos bairros de Bento Gonçalves