Pastoral da Educação da Diocese de Caxias do Sul publica ações das escolas católicas no período das enchentes

São 17 instituições de ensino ligadas às congregações religiosas nas cidades da Diocese; a publicação é um agradecimento e homenagem ao trabalho solidário realizado pelas escolas e seus educadores

A Pastoral da Educação da Diocese de Caxias do Sul reuniu, ao longo das últimas semanas de setembro e início do mês de outubro, as ações realizadas pelas escolas de inspiração católica presentes no território diocesano ao longo do período do maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul, com seu ápice no mês de maio de 2024. Alguns relatos abordam ainda a enchente de setembro de 2023.
São 17 instituições de ensino ligadas às congregações religiosas nas cidades da Diocese. Esta publicação é um agradecimento e homenagem ao trabalho solidário realizado pelas escolas e seus educadores, com os estudantes e famílias.
Apresentamos abaixo a íntegra dos relatos: 
  • ESI MEDIANEIRA – BENTO GONÇALVES
No mês de setembro de 2023, logo após as primeiras chuvas, iniciamos com toda comunidade escolar uma campanha relâmpago de roupas e alimentos aqui para nossa cidade.  Logo após, acabamos tendo que mudar o foco, pois nosso Colégio, em Roca Sales, estava com o primeiro andar totalmente destruído e muitas famílias da escola perderam tudo. Passamos a doar diretamente a Roca Sales. Como estávamos “ilhados” em Bento Gonçalves convidamos alguns alunos para ajudar na triagem junto ao Instituto Federal. Já na segunda enchente, em maio de 2024, mantivemos as campanhas de doação com foco em nossa cidade: muitas roupas, cobertas e, principalmente material de higiene e água.  Em qualquer um dos episódios catastróficos nos colocamos como ponto de coleta, por estarmos no centro da cidade. Tivemos total apoio das famílias que não mediram esforços inclusive para irem nas cidades próximas e também distantes para a distribuição direta aos afetados. Sem contar as doações em dinheiro que muitos pais fizeram para lugares específicos, porém, com a intermediação do colégio.
  • COLÉGIO MARISTA APARECIDA – BENTO GONÇALVES
A Solidariedade é um dos valores mais importantes presente no carisma Marista. Assim como ensinado por Jesus em sua vida e trajetória junto ao povo, é preciso olhar para o irmão que sofre, encher-se de compaixão e agir para que a dor do irmão seja aliviada e curada. Também nosso santo fundador, São Marcelino Champagnat, a exemplo de Cristo, dava deveras importância à dimensão da solidariedade disponibilizando, muitas vezes, o pouco que a comunidade dos irmãos tinha para ajudar aqueles que nada possuíam. É pela mensagem e pelo exemplo desses nossos líderes que continuamos, ainda hoje, a ser presença cristã em todos os locais nos quais há presença de nossos colégios. Não poderia ser diferente na cidade de Bento Gonçalves. Junto da nossa comunidade educativa (estudantes, professores, colaboradores e famílias) realizamos, no período das cheias que assolaram nossas cidades, a arrecadação de doações de artigos de higiene, alimentos e roupas que foram destinados aos centros de arrecadação organizados pelo município. Além disso, realizamos uma campanha de arrecadação de materiais escolares que, organizados em kits, foram doados a escolas atingidas em nossa cidade e na região metropolitana de Porto Alegre. Que Maria, nossa Boa Mãe, continue abençoando nossas cidades e ações!
  • COLÉGIO SAGRADO – BENTO GONÇALVES
A tragédia climática, histórica e sem precedentes, que assolou o Rio Grande do Sul, soou forte no coração do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do Sagrado – Rede de Educação, em Bento Goncalves – RS. Irmãs, educadores, educandos e famílias mostraram a grandeza do coração na realização do Projeto: “De Escola para Escola: de Coração para Coração”. Por meio dessa iniciativa, o Sagrado “adotou” a Escola Estadual de Ensino Médio General Souza Doca, localizada no município de Muçum. Desta forma foi organizada uma campanha relâmpago cujo resultado foi surpreendente. Em menos de 7 dias, foi possível organizar 350 kits para atender todos os educandos da escola de Muçum, contendo: mochila, caderno, lápis de cor, canetinhas, cola, régua, lápis, canetas, apontador, estojo, tesoura, giz de cera, massa de modelar, uma manta, kit de material de higiene bucal, biscoito, achocolatado, livros literários, jogos pedagógicos e brinquedos para as crianças. Outro gesto lindo e que envolveu os educadores do Sagrado, foi a escrita de uma cartinha com mensagens de esperança e um kit pedagógico especialmente organizado para os educadores da Escola Souza Doca, de  Muçum. Um grupo composto pelas diretoras administrativa e pedagógica, coordenadora, educadora, pais e educandos estiveram na cidade de Muçum para realizar pessoalmente a entrega do material arrecadado, junto com um delicioso hambúrguer. Outras ações estão previstas para serem realizadas na escola “adotada”, tais como formação com a equipe de educadores e um piquenique para famílias de Muçum e Bento   Gonçalves. “Para alargar ainda mais a tenda”, do jeito que a Bem-Aventurada Clélia Merloni faria, o Sagrado abriu as portas do Colégio e do coração para “adotar” duas educandas, do município de Roca Sales, cuja família perdeu literalmente tudo e está abrigada em Bento Gonçalves.
  • COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO – GARIBALDI
Foram realizadas ações solidárias por meio do Programa Clelia’s Day, Sagrado pela Vida e Sagrado Solidário. Doações de água, alimentos prontos no dia seguinte das enchentes. Foram arrecadas roupas de cama, mesa e banho; alimentos não perecíveis; medicamentos; Material escolar; livros para biblioteca da Escola Municipal Colinas; compra e montagem de uma cozinha cometa inclusive com utensílios de cozinha para a Escola de Colinas. Daremos continuidade ao acompanhamento de escolas com visitas dos educandos e educadores com entrega de doações. Foram enviadas cartas às vítimas das enchentes. Homenagem no Dia das Mães para as mães que estavam nos abrigos. Promovemos momentos de oração e adoração ao Santíssimo na capela do Colégio e participamos pela ANEC dos 5 minutos de oração pelo RS. Nossa intenção é dar continuidade a esses projetos em 2025.
  • ESI – LOURDES – FARROUPILHA
O Lourdes ESI de Farroupilha teve várias ações que foram feitas de forma a ser distribuo conforme necessidades e grupos que colaboraram para a entrega. Algumas coisas diretamente pela coordenadora da Pastoral que teve oportunidade de ir in loco servir. Donativos que foram entregues aos jipeiros de Farroupilha. Grupo que tinha acesso como ajuda humanitária e com seus veículos 4×4 chegavam nas localidades mais difíceis no acesso. O grupo Comboio Solidário levou kits de doces que os alunos dos 1º anos montaram para crianças. A professora e coordenadora da pastoral foi a São Sebastião do Caí entregar comida e água. Arrecadamos um valor entre os funcionários e compramos a carne que foi encaminhada a um grupo que estava indo a Roca Sales fazer comida e servir tanto aos moradores locais que precisavam quanto aos voluntários que estavam ajudando no local. Uma voluntária que conhecia creches de Estrela, levou fraldas e matérias de higiene para os bebês. Além da arrecadação de todo material descrito acima, nossos alunos também se colocaram em oração por todo nosso Estado. Acolhemos por um dia também, dois imigrantes que perderam a casa em Roca Sales. Tiveram momentos de lazer, músicas e aprendizado junto com os alunos da escola. Foram tantos momentos que nem conseguimos descrever os sentimentos despertados e trabalhados entre nós na escola. Certamente saímos desse momento com muitos aprendizados. Acredito que essas ações ajudaram a nos tornar muito mais humanos.
  • COLÉGIO MATER AMABILIS – NOVA ARAÇÁ
Com o compromisso de promover a solidariedade e a empatia, o Colégio Mater Amabilis – Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Nova Araçá – RS, realizou uma campanha voluntária em apoio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul ao longo do mês de maio de 2024, por meio de ações conjuntas dos programas Clelia’s Day, Sagrado pela Vida e Sagrado Solidário. A iniciativa contou com a participação ativa de educadores, educandos, familiares e a comunidade local, unindo esforços para ajudar aqueles que mais necessitavam neste momento de dificuldade. A campanha arrecadou itens essenciais, como roupas de cama, mesa e banho, materiais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e água, vestimentas para crianças e adultos, além de kits de material escolar e kits de doces para alegrar as crianças. Também foram coletados colchões e travesseiros, visando proporcionar conforto para aqueles que perderam seus pertences. As doações foram destinadas a famílias dos municípios de Muçum e Canoas, áreas gravemente atingidas pelas enchentes. A generosidade de todos os envolvidos foi fundamental para que essas comunidades pudessem receber apoio e, aos poucos, reconstruir suas vidas. A ação foi mais uma demonstração do espírito de união e cuidado com o próximo que faz parte dos valores do Colégio Mater Amabilis Sagrado, reafirmando nosso compromisso com a educação integral, que vai além da sala de aula, promovendo o desenvolvimento de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de um mundo melhor.
  • ESCOLA BOM JESUS – PASTORINHAS
Realizamos várias Campanhas Solidárias de arrecadação de alimentos, roupas, produtos de higiene, brinquedos, água mineral, cobertores. Todas as doações foram destinadas as cidades que precisavam através de famílias e professores de nossa escola que levavam até os locais atingidos como Roca Sales, Santa Tereza, Lajeado, Encantado, alguns bairros aqui mesmo de Caxias como Galópolis entre outros. Além de todas essas ações, também foi realizado um trabalho nas turmas sobre o socioemocional de todos os nossos estudantes da escola.
  • COLÉGIO LA SALLE CAXIAS
As fortes chuvas e ventos causaram danos a milhares de pessoas em nosso estado. Neste momento, toda solidariedade foi fundamental para acolher e socorrer as famílias e comunidades afetadas. Nos colocamos como ponto de coleta para doações de água mineral, itens de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, cobertores, agasalhos e meias. As doações foram entregues ao ponto de coleta no Seminário Nossa Senhora Aparecida. Para celebrar o dia 15/05, dia de São João Batista de La Salle, o La Salle Caxias realizou a ação “Oração pelo Meu Rio Grande”, no pátio da escola. Os estudantes do turno da manhã depositaram suas doações ao redor do mapa do Rio Grande do Sul, como símbolo de solidariedade às vítimas das enchentes. Assim como nosso fundador, somos chamados por Deus a olhar para o outro, nos aproximando dos que mais precisam e oferecendo uma alternativa de salvação para o momento em que vivemos. As doações foram entregues ao ponto de coleta no Seminário Nossa Senhora Aparecida. O Setor de Pastoral com o Projeto do Cantinho da Leitura Solidária, realizou a entrega da doação de livros à Escola La Salle Pão dos Pobres. A ação visou a reconstrução do acervo de livros perdidos de sua biblioteca, em decorrência das enchentes do mês de maio. Na ocasião também foram entregues os brinquedos educativos doados através da ONG Moradia e Cidadania.
  • COLÉGIO LA SALLE CARMO
As fortes chuvas e ventos causaram danos a milhares de pessoas em nosso estado. Neste momento, toda solidariedade foi fundamental para acolher e socorrer as famílias e comunidades afetadas. Nos colocamos como ponto de coleta para doações de água mineral, itens de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, cobertores, agasalhos e meias. As doações foram entregues ao ponto de coleta no Seminário Nossa Senhora Aparecida.As fortes chuvas e ventos têm causado danos a milhares de pessoas em nosso estado. A manhã do dia 15 de maio marcada pela comemoração do Dia de São João Batista de La Salle, celebrada com o tradicional espetinho. No entanto, este ano, o Espetinho é Solidário, com toda a renda sendo revertida e encaminhada para a Fundação La Salle, contribuindo para ajudar as vítimas das enchentes no RS. No dia 29 de maio o Colégio La Salle Carmo realizou a entrega dos kits confeccionados pelos educandos, professores e famílias aos colégios lassalistas atingidos pelas enchentes. As doações foram destinadas à Fundação O Pão dos Pobres Santo Antônio, localizada na Cidade Baixa, Porto Alegre, ao Colégio La Salle Niterói, em Canoas, e uma parte foi enviada para os abrigos na cidade de Roca Sales. Em atividade referente ao Projeto Conectando Saberes, os 9º anos do La Salle Carmo produziram vídeos para sensibilizar a comunidade escolar sobre a situação de vulnerabilidade que se encontra o nosso Estado do Rio Grande do Sul. Com o intuito de solidariedade, os alunos procuram reforçar a importância das doações e da união das pessoas nesse momento de fragilidade. A doação faz a diferença.
  • COLÉGIO SÃO JOSÉ – BAIRRO CAPIVARI
Sobre as ações de solidariedade referente as enchentes. Foram arrecadados matérias escolares, alimentos, roupas e donativos em forma de campanha e na festa junina. Parte do valor da festa junina foi destinada para compra de material escolar para colaborar com as escolas atingidas. 
  • COLÉGIO SÃO JOSÉ – CAXIAS DO SUL/CENTRO
Amor encontra-se em pequenos gestos. Pequenos momentos, pequenos gestos, a certeza da parceria, do companheirismo, do carinho e do afeto. Foi ancorado nesta confiança que o Grupo de Jovens Voluntários Amor em Movimento do Colégio São José – Caxias do Sul/Centro confeccionou cartas de apoio e solidariedade para as vítimas das enchentes ocorridas em nosso Estado. Também, em um primeiro momento, mobilizou-se para arrecadarem roupas, material de higiene e limpeza. Em caráter de urgência, todos estes donativos foram entregues pelo grupo de jovens voluntários aos desabrigados da região de Galópolis, em conjunto com a distribuição de doces para as crianças. No momento da entrega, houve um gesto fraterno, através de canções, proporcionando uma mensagem de esperança e conforto. Durante os meses subsequentes, totalizando um semestre, o colégio arrecadou, em todas as suas portarias de acesso à instituição, toda a sorte de doações. As famílias, sensibilizadas pelas redes sociais do colégio, responderam ao gesto concreto, doando roupas, brinquedos, material de higiene e limpeza, assim como água mineral. Pelo exemplo, a Festa Junina teve cunho solidário e surpreendeu com o imenso volume de doações. Em parceria com a Cruz Vermelha, foi desenvolvida a gestão de doações e o encaminhamento a diferentes instituições. Na ocasião, o colégio prestou suporte a funcionários com dificuldade de deslocamento e também a seus estudantes, tendo um de nossos educandos recebido atendimento especializado, proporcionado pelo colégio, devido à perda de dois familiares, vítimas dos deslizamentos ocorridos em Galópolis. Tendo o suporte de uma das Máximas do Pe. Jean-Pierre Mèdaille, 1637, “Realiza em mim o milagre do amor”, a Educação Infantil recolheu muitas doações com ações específicas no Dia das Mães, durante o café, confeccionando kits para a saúde das mães e da higiene feminina. Todo o gesto de amor constitui-se em um gesto concreto quando se tem a missão de realizar o encontro: eu saio de mim para repartir com o outro o que tenho. Eu preciso tirar de mim e dar ao outro parte da minha atenção, do meu cuidado, do meu carinho, do meu tempo e assim por diante. Desta forma, a educação integral é efetivamente promovida no Colégio São José, garantindo o desenvolvimento pleno dos estudantes em todas as suas dimensões.
  •  COLÉGIO MURIALDO – ANA RECH
O colégio Murialdo de Ana Rech promoveu ação de coleta de materiais de higiene e alimentação, direcionados para o seminário Nossa Senhora Aparecida – Caxias do Sul. Essa ação foi desenvolvida a partir do Grêmio estudantil (GEMUR) e arrecadou cerca de 800 kg de produtos. Além da arrecadação a escola possibilitou o voluntariado que ocorreu nas dependências da faculdade Anhanguera no bairro Desvio Rizzo e no seminário Nossa Senhora Aparecida, para essa atividade foram convidados os alunos do ensino médio, gerando a ação de 50 alunos no voluntariado.  
  • COLÉGIO MURIALDO – CENTRO
Ações desenvolvidas em prol dos desabrigadosCampanha para arrecadação de roupas, colchões, cobertores, etc.
⦁ Campanha de arrecadação de alimentos, água, leite e pão fatiado.
⦁ Rifa das camisetas do Juventude, Caxias e Internacional para ajudar escolas atingidas.
⦁ Parte do lucro da festa junina será revertida para ajudar os desabrigados.
⦁ Pais e alunos ajudaram na triagem de roupas e alimentos no ginásio do Seminário Aparecida.
⦁ Campanha para arrecadar sabonete e shampoo.
⦁ Campanha para arrecadar peças íntimas. 
⦁ Os alunos escreveram cartas para os desabrigados e para os voluntários.
  •  COLÉGIO SÃO JOÃO BATISTA
O Colégio São João Batista no triste período que assolou o nosso Estado realizou ação de arrecadação de água e materiais de limpeza, bem como enviou para a Cidade de Santa Tereza cartões escritos pelos alunos do colégio para a ação que foi realizada com as crianças da cidade, juntamente com materiais escolares e doces. A Missa das Mães foi um momento de oração especial pelas famílias atingidas e neste ano nosso colégio optou por não realizar a festa junina para somar forças nas campanhas desenvolvidas.
  • ESCOLA SANTA MARIA GORETTI
A Escola Santa Maria Goretti de Caxias do Sul – RS, durante a catástrofe acometida no Rio Grande do Sul, em solidariedade com as vítimas das enchentes, promoveu campanhas de arrecadação de móveis, roupas, comida, material escolar, brinquedos, guloseimas, material de limpeza e higiene pessoal em grande quantidade, que foram enviados aos locais atingidos. Além disso foi possível equipar duas residências com cozinha completa: geladeira, fogão, gás, pia, talheres, pratos, panelas, panos de prato, liquidificador, cafeteira, colchões, camas, guarda-roupas, cobertores, lençóis, toalhas, sofás, material de limpeza, produtos de higiene pessoal e outros.
  • COLÉGIO MADRE IMILDA 
 Impactados pelas fortes enchentes que atingiram o estado em maio de 2024, o colégio Madre Imilda mobilizou a comunidade escolar com arrecadação de brinquedos, roupas, alimentos, itens de higiene e limpeza. As campanhas se deram em etapas, de acordo com as necessidades que foram surgindo, protagonizadas pelas famílias, colaboradores e principalmente pelos alunos, lideranças dos grupos de jovens, Grêmio Estudantil e Programa de Voluntariado. Junto a isso, tivemos uma grande ação com de arrecadação de valores através da Festa Junina. O resultado desta ação oportunizou a Escola Infantil Castelo Amarelo a receber um parquinho novo, após perda do seu nas enchentes. O auxílio na logística da ação se deu através do grupo de pais da escola que participam do “Comboio Solidário”.
  • COLÉGIO ESI SÃO CARLOS – CAXIAS DO SUL
O Colégio teve atuação em diversos projetos, entre eles arrecadação de doações, acolhimento psicológico, momentos de oração e ações pensando no bem-estar dos afetados. Atuamos em campanhas de arrecadação com diferentes focos:
– Participamos ativamente das campanhas promovidas pela Rede ESI em nível nacional: 1) “SOS Chuvas”: roupas, móveis, colchões, materiais de higiene, entre outros. Todas os Colégios da Rede, foram pontos de coleta e realizaram parceria com a comunidade local, sendo paróquias ou organizações. 2) “Lanche Solidário”: divulgada em vídeo pelos alunos do ESI São José, Santo André – SP, motivou a toda a comunidade dos Colégios a doar o ‘dinheiro do lanche’ ou outro valor, para apoiar os colegas do Colégio ESI São José de Roca Sales. A campanha permitiu os estudantes sentirem-se protagonista na ação. 
– A JUVESC (Juventude Scalabriniana) fez uma campanha focada nas doações emergenciais de água e produtos de limpeza, com um vídeo de divulgação. 
 Além das contínuas campanhas e colaboradores do Colégio envolvidos em grupos voluntários, tivemos vários momentos de oração. Destacamos que no mês de maio, diariamente, cada turma rezou uma dezena do terço nas intenções dos atingidos. Os momentos orantes na Capela do Colégio, também foram significativos e criaram sintonia as pessoas atingidas. Promovemos rodas de conversa para acolhimento após chuvas, onde as turmas compartilharam seus pensamentos e sentimentos com os colegas, muitos alunos com familiares diretamente afetados. Todos em momento de apreensão tiveram acolhida da equipe e dos colegas. Os estudantes escreveram cartas emocionantes para os que sofreram esta tragédia, e elas foram enviadas junto com as doações, no intuito de nutrir também a coragem e a fé. As doações arrecadadas na Campanha “SOS Chuvas” foram destinadas ao Seminário Diocesano N. Sra. Aparecida que, junto aos voluntários, faz triagem das doações e encaminha às cidades conforme a necessidade de cada uma. Outras, foram encaminhadas para duas organizações Scalabrinianas – CAM (Centro de Atendimento ao Migrante) e Casa Scalabrini no Desvio Rizzo, que apoiam continuamente os migrantes, recebendo muitos deles pelas situações da enchente. A Academia Conexão Esportiva também foi nossa parceira de ação, arrecadando alimentos em sua festa junina e encaminhando para nossa missão junto aos migrantes em Caxias do Sul. 
Fonte: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
error: Conteúdo Protegido