Mandados de busca e apreensão relacionados a crimes ambientais contra a fauna foram cumpridos nesta quarta-feira, dia 22, em imóveis de Guaporé e Serafina Corrêa. Foram apreendidas 29 aves da fauna silvestre, três armas de fogo (duas calibre 36 e uma 40 com silenciador), redes e tarrafas de pesca e apetrechos para a caça e pesca.
A operação foi deflagrada depois de uma série de denúncias da comunidade sobre a manutenção em cativeiro de pássaros silvestres. Foram encontradas, em condições precárias, inúmeras aves das espécies trinca-ferro, cardeais, azulões, pintagol, checheu e sanhaço frade.
O trabalho foi realizado pela Delegacia de Polícia de Guaporé, com apoio de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de fiscais da Associação Riograndense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (Arpa).
De acordo com o delegado de Guaporé, Tiago Lopes de Albuquerque, foram apreendidos diversos pássaros sem licença e armas. Ainda conforme ele, muitos insistem em não cumprir a legislação.
“Tanto que havia animais com a anilha do órgão ambiental e outros sem a devida licença. Fica clara a intenção de burlar a fiscalização. Realmente me surpreendeu a quantidade de pássaros e muitos deles maltratados. As espingardas, uma delas com silenciador, estão sem registro”, disse o Delegado Tiago Lopes de Albuquerque, responsável pela DP Guaporé e coordenador da atividade policial.
Após a apreensão e o registro na DP Guaporé, as aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA em Porto Alegre. Conforme determina a Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, combinado com o Decreto Nº 6524/2008, a multa para quem é flagrado com aves silvestres sem autorização dos órgãos competentes é de R$ 500 por indivíduo de espécie não constante listas oficiais de risco ou ameaças de extinção e R$ 5 mil por indivíduo de espécie constante de lista oficias de fauna brasileira ameaçada de extinção.
Com informações da Rádio Aurora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves