O deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) reapresentou, neste dia 01, o Projeto de Lei que pretende declarar Campestre da Serra como a “Capital Gaúcha da Amora”. A proposta inicial, de autoria do deputado Sérgio Turra, tramitou no parlamento gaúcho na legislatura passada. “A cultura de amora tem importância relevante para o desenvolvimento econômico e cultural do município, desta forma é relevante que este projeto siga para apreciação”, justifica Pasin.
O cultivo de amora em Campestre da Serra teve grande expansão a partir de 1996 e, em 2021, a produção do fruto chegou a 1.500.000kg, representando uma receita bruta de R$ 8 milhões e produtividade média de 15.000kg por hectare. Para este ano, a previsão é de que ocorra um acréscimo na produção, passando para duas mil toneladas. O produto é enviado para todas as regiões do país, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
A 1° Festa da Amora aconteceu em novembro do ano passado. “Valorizar as potencialidades de uma cidade ou região alavanca a economia e o turismo local. Gera empregos e renda”, avalia o parlamentar.
O PL seguirá em tramitação na Assembleia Legislativa.
Fonte: Assembleia Legislativa
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor