Pasin presta contas da gestão e deverá deixar R$ 40 milhões em caixa para o próximo Prefeito

Reunido com presidentes e representantes de algumas entidades empresariais de Bento Gonçalves na tarde desta quinta-feira, 5 de novembro, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o prefeito Guilherme Pasin fez uma apresentação como uma espécie de prestação de contas de seus oito anos à frente do Município.

Com entusiasmo, Pasin falou sobre as cerca de 800 obras e, durante aproximadamente 40 minutos, foi ouvido atentamente pelos empresários que, no final, puderam fazer suas explanações. O Prefeito destacou, desde obras de grande vulto, como o Aeródromo Municipal, a conquista da Penitenciária Estadual, o apoio imprescindível do empresariado e da comunidade na construção, em tempo recorde, dos 40 leitos para o Complexo de Saúde, a pavimentação de inúmeras vias, tanto na cidade quanto no interior e, por fim, o túnel de ligação entre parte do lado oeste com a área central da cidade.

Pasin destacou o crescimento de 68,4% no número de novos empreendimentos em Bento Gonçalves nos últimos oito anos, passando de 10.621 para 17.888, parte disso como resultado dos mais de 100 mil atendimentos na Sala do Empreendedor. Durante a Gestão Pasin, Bento Gonçalves foi considerada a 18ª melhor cidade para investir.

Outro ponto de grande importância é o alto número de agroindústrias, que chega a 36, e o fato de Bento Gonçalves ser o berço da regulamentação do vinho colonial. Na questão limpeza urbana, o montante de resíduos reciclados atinge 24%, muito além dos 6% da média nacional.

Na assistência social, foram 84 mil atendimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os antigos Centros de Atendimento a Criança e ao Adolescente (Ceacris), o atendimento abrangeu 4.258 crianças e adolescentes desde 2013. Já no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), que teve sua nova sede construída no Bairro Progresso, os atendimentos passaram dos 10 mil. Entre o público em situação de vulnerabilidade, 5.450 pessoas foram encaminhadas ao mercado de trabalho. A regularização fundiária beneficiou 600 famílias através do Regulariza Bento. Já a nova Casa de Passagem, no Bairro Maria Goretti, atendeu 467 usuários.

No tocante à educação, Bento Gonçalves está em segundo lugar no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). As vagas nas escolas, na Educação Infantil, aumentaram 75% de 2012 para 2019. Já no Ensino Fundamental, o incremento foi de 25%. Nos oito anos de gestão foi inaugurada a primeira escola de tempo integral, a EMTI São Roque – Nilza Côvolo Kratz, além de três escolas municipais infantis: a EMI Recanto Alvi Azul, no Bairro São João, a EMI Arquiteto Arielso Copat, no Loteamento Santa Fé e a EMI Bom Pastor, no Loteamento Bertolini.

Na área da saúde, além da construção de nove novas unidades básicas, foi concluída a obra da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Bairro Botafogo, aberto o Pronto Atendimento 24 horas Zona Norte, no Bairro São Roque, como também conquistada a Regulação Municipal para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ainda nesta área foi criado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), construído o novo Laboratório de Patologias e Análises Clínicas e equipado o Laboratório de Imagem Digital.

Pasin falou também sobre a redução nos índices de criminalidade sendo que a queda nos roubos chega a 62% e, nos furtos e roubos de veículos, 60%. No vídeo-monitoramento, Bento Gonçalves conta com 59 câmeras em funcionamento, sendo controladas pelo Centro Integrado de Operações. A criação da Guarda Civil Municipal também foi citada pelo Prefeito, que destacou a convocação e o treinamento de 20 integrantes num primeiro momento e que, passado o período eleitoral, 25 novos guardas deverão se integrar ao grupo.

O Prefeito salientou ainda investimentos no Complexo Montanha dos Vinhedos, nas academias ao ar livre, no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar, no Centro de Treinamento do Rugby, na Cultura e no Turismo, que recebeu cerca de 1,7 milhão de turistas em 2019, ante os 667 mil de 2012, o que representa um aumento de 150%, como também o incremento no número de eventos, que eram 1.074 em 2012 e chegaram a 1.533 em 2019, um crescimento de 43%.

Por fim, Pasin enalteceu, com orgulho, o fato de que o World Capital Institute considerou Bento Gonçalves uma das quatro cidades mais admiradas do mundo, uma marca que todos que aqui vivem devem carregar no peito.

 

Dinheiro em caixa

Após a explanação do Prefeito, a secretária Municipal de Finanças, Mariana Largura, fez uma breve explanação da situação financeira de Bento Gonçalves. Segundo ela, em 2013, 60,45% da receita era proveniente de transferências correntes do Governo Federal. Hoje, este valor não representa 50% (49,94%), o que significa que a arrecadação própria do município cresceu consideravelmente nos últimos oito anos.

Neste quesito, o Município está à frente de Caxias do Sul, que recebe 62,61% de transferências correntes, Canoas, que tem esta porcentagem ainda maior, em 71,99% e Pelotas, que depende em 73% destas transferências.

Quando assumiu, em 2013, Pasin herdou um saldo negativo, além de uma grande dívida e, agora, deixará em caixa cerca de R$ 40 milhões. “Fui apontado inúmeras vezes, talvez por minha idade, talvez por outros fatores. Mas hoje tenho certeza de um trabalho bem feito, de uma equipe empenhada em dar o melhor por essa cidade e toda sua gente”, finalizou o Prefeito.

Satisfeitos com o resultado, os empresários que lá estavam enfatizaram a importância de Bento Gonçalves reconquistar uma cadeira na Câmara Federal, depositando em Guilherme Pasin esta confiança.

 

Texto e fotos: Central de Jornalismo da Rádio Difusora

error: Conteúdo Protegido