O Partido Progressista realiza de 22 a 27 de abril, a votação para a escolha do candidato que irá representar a sigla na presidência da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS). A votação é online e o nome vencedor será divulgado em evento interno do partido dia 28. O nome mais cotado é do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.
Concorrem ainda o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, que já ocupou a vice-presidência da Federação, o de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker e de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares.
O regulamento da eleição da Famurs prevê que o partido com o maior número de prefeitos no Estado tem direito a indicar o presidente. O PP tem 144 Prefeituras, de 497. Depois aparece o PMDB, com 129, o PDT com 79 e o PT com 38 municípios.
Um acordo definiu que a presidência da entidade será constituída em 2017, com o PP, 2018, com o PMDB, 2019, PDT, e 2020, o PT. O acerto é válido até 2021, quando poderá ser renovado entre os municípios.
A posse da nova presidência deve acontecer dia 5 de julho, no 37º Congresso dos Municípios. O atual presidente da Famurs é o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto (PDT).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Confira as orientações para o Enem 2024
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 127 milhões
Dom José Gislon – Recordar nossos entes queridos