Federação Varejista do RS estima que vendas devem ser 10% superiores às do ano passado
Essencial para as lojas especializadas em venda de chocolate, a Páscoa também movimenta o comércio varejista de forma macro, representando um período de ótimas oportunidades de negócios. Ovos de Páscoa, bombons e barras de chocolate lideram a preferência de quem pretende presentear na data, comemorada no próximo domingo, dia 20 de abril, mas brinquedos e roupas também aparecem na lista de uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Datafolha.
Por isso, todo comércio deve estar atento à chance de atrair consumidores e incrementar as vendas nesta época do ano, ampliando o potencial do calendário do primeiro semestre, que conta com as expressivas datas de Dia das Mães e Dia dos Namorados. “A tradição pelo chocolate na Páscoa é muito forte, e saber explorar o desejo de compra do consumidor manifestado nessa data pode significar uma venda a mais, com ele adicionando outros itens na cesta de Páscoa, além do chocolate”, diz o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.
Mesmo com a grande alta do preço do cacau – acima dos 180% de 2023 para cá –, a data deve movimentar em todo o país R$ 5,3 bilhões. O montante, segundo a mesma pesquisa, representa alta de 26,8% em relação ao ano passado. De maneira geral, no Rio Grande do Sul, a Federação Varejista estima um aumento de 10% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Um dos motivos é a variedade de opções. De chocolates clássicos a sabores exóticos, a indústria também trabalha o lado emotivo das pessoas, com o relançamento de alguns produtos icônicos. A conexão emocional é um dos motivos para atrair consumidores, assim como ofertas e experiências de compra em ambientes temáticos e com atendimento personalizado.
Essa, aliás, é uma das dicas de Pioner para que o varejo esteja preparado para a data. Ele também destaca a importância de um mix diversificado e de utilizar o marketing digital para promover ofertas e engajar o público. “Contar com uma boa leitura de tendências de consumo e de estratégia de vendas tornará a Páscoa ainda mais doce para os comerciantes”, diz Pioner.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Eloisa Rachele
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa