Participação do aluno no processo de formação é um dos temas de encontro de professores em Bento

Os modos de trabalhar os conteúdos em sala de aula são avaliados como uma das principais exigências da área de educação na atualidade. O objetivo é que o aluno tenha maior participação no processo de formação. Dessa forma, fazendo com que assuma compromissos desde cedo, se tornando menos dependente.

É o que acredita o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava, que participa de uma formação de docentes realizada em parceria com a 16ª Coordenadoria Regional de Educação, na sede da instituição de ensino em Bento Gonçalves.  O evento segue nesta sexta-feira, dia 21, com atividades também em Nova Prata. ‘Que ele possa entender que aquilo que o professor está trabalhando em sala de aula é para que ele possa se fortalecer enquanto ser humano’, afirma.

Conforme ele, uma determinada revolução é necessária para mudar a relação pedagógica entre o conteúdo e o professor e o estudante e a escola. ‘ Porque a lógica de trabalho é cada um cuidar da sua disciplina, do seu conteúdo,  e ninguém se pergunta esse conteúdo serve para que?’, ressalta Kuiava, ao afirmar que, no seu entendimento, essa é uma das questões fundamentais.

Um processo pelo qual, em sua totalidade, é perpassado pela ética, de acordo com o reitor, sendo não apenas um conteúdo a mais a ser visto. Isso porque, o conteúdo por si somente não é transformador, conforme ele. O reitor menciona que qualquer conteúdo, caso não passe por um processo de vivência, se torna vazio.

‘ Tem que perpassar na vivência, no dia a dia, nas relações que estabelece. Aí sim, o esclarecimento racional do que deve e não deve ser feito, mas como isso é vivenciado de fato na escola’, ressalta. Estão inscritos no encontro  1,1 mil professores que representam 75 escolas estaduais.

PROGRAMAÇÃO:
Quinta, dia 20 (em Bento Gonçalves):
8h30: acolhida e credenciamento – Ginásio de Esportes
9h: abertura – Ginásio de Esportes
9h30: primeira etapa de oficinas
11h30: almoço conjunto com exposição de atividades desenvolvidas pela UCS – Ginásio de Esportes
13h30: segunda etapa de oficinas
15h15: terceira etapa de oficinas

Sexta, dia 21
9h30: palestra ‘Neurociências Aplicadas à Educação’
Em Bento Gonçalves: prof. Gládis Frank da Cunha, auditório do Bloco B
Em Nova Prata: prof. Ilciane Breitenbach – auditório do Campus de Nova Prata

13h30: palestra ‘Avaliação de Competências e Habilidades’
Em Bento Gonçalves: prof. Tânia Maris de Azevedo – auditório do Bloco B
Em Nova Prata: prof. Maristela Pedrini – auditório do Campus de Nova Prata
OFICINAS

Primeira etapa – Das 9h30 às 11h30
– O Supervisor Escolar na Contemporaneidade: Desafios e Superações – Auditório Bloco A
– O Saber em Jogo: Uma Possibilidade de Aprender de Maneira Lúdica – Laboratório de Multimeios (Bloco J)
– Manipulação de Alimentos no Ambiente Escolar (Sala 224 – Bloco A)
– Ética e Compromisso: O Papel do profissional Mediante às Exigências Escolares – Auditório Bloco B
– Uma Abordagem Enunciativa para o Ensino da Leitura e Escrita nas Aulas de Língua Portuguesa – Sala 344, Bloco CD
– Elaboração de Perguntas Escritas na Prática Docente – Sala 30, Bloco J
– Aplicação de Recursos da Informática no Processo de Educação – Sala 200, Bloco A
– Língua Portuguesa na Escola: O Lugar da Gramática, da Leitura e da Produção Textual – Sala 337, Bloco CD
– Educando para a Paz – Auditório Bloco J
– Aprendendo com a Diversidade – Sala 214 – Bloco A

Segunda etapa – Das 13h30 às 15h
– Educação Física – Anos Finais e Ensino Médio – Sala 344, Bloco CD
– Arte na Educação Infantil – Sala 429, Bloco CD
– Inclusão no Ambiente Escolar – Sala 224, Bloco A
– Atendimento ao Público (Agentes Educacionais) – Auditório Bloco J
– Interdisciplinaridade EJA – Sala 337, Bloco CD
– Segurança na Internet – Auditório Bloco B
– A Problemática das Drogas no Ambiente Escolar – Sala 305, Bloco J
– Musicalização no Ensino Médio – Laboratório de Multimeios, Bloco J
– Previdência Social: Atualidade e Perspectivas – Auditório Bloco A
– Relações Interpessoais – Sala 214, Bloco A
– Instrumento de Trabalho: A Voz – Sala 226, Bloco A

Terceira etapa – Das 15h15 às 16h45
– Mudanças na Avaliação da Aprendizagem: Necessidades e Resistências – Sala 201, Bloco B
– Foguetes: Princípios, Construção e Operação – Sala 337, Bloco CD
– Avaliação Nova Proposta (Parecer Descritivo e Conceito) – Sala 226, Bloco A
– Trabalhando Ciências com Experimentos e Materiais Alternativos – Sala 344, Bloco CD
– O Desafio da Baleia Azul – Auditório Bloco B
– Educação Ambiental – Auditório Bloco A
– Educação Física – Anos Iniciais – Sala 305, Bloco J
– A Relação de Trabalho e as Alterações na Legislação conforme a CLT – Auditório Bloco J
– Literatura Infantil: Diversidade x Inclusão – Sala 224 – Bloco A
– Oficina de Biologia – Laboratório de Biologia – Bloco A

error: Conteúdo Protegido