Os modos de trabalhar os conteúdos em sala de aula são avaliados como uma das principais exigências da área de educação na atualidade. O objetivo é que o aluno tenha maior participação no processo de formação. Dessa forma, fazendo com que assuma compromissos desde cedo, se tornando menos dependente.
É o que acredita o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava, que participa de uma formação de docentes realizada em parceria com a 16ª Coordenadoria Regional de Educação, na sede da instituição de ensino em Bento Gonçalves. O evento segue nesta sexta-feira, dia 21, com atividades também em Nova Prata. ‘Que ele possa entender que aquilo que o professor está trabalhando em sala de aula é para que ele possa se fortalecer enquanto ser humano’, afirma.
Conforme ele, uma determinada revolução é necessária para mudar a relação pedagógica entre o conteúdo e o professor e o estudante e a escola. ‘ Porque a lógica de trabalho é cada um cuidar da sua disciplina, do seu conteúdo, e ninguém se pergunta esse conteúdo serve para que?’, ressalta Kuiava, ao afirmar que, no seu entendimento, essa é uma das questões fundamentais.
Um processo pelo qual, em sua totalidade, é perpassado pela ética, de acordo com o reitor, sendo não apenas um conteúdo a mais a ser visto. Isso porque, o conteúdo por si somente não é transformador, conforme ele. O reitor menciona que qualquer conteúdo, caso não passe por um processo de vivência, se torna vazio.
‘ Tem que perpassar na vivência, no dia a dia, nas relações que estabelece. Aí sim, o esclarecimento racional do que deve e não deve ser feito, mas como isso é vivenciado de fato na escola’, ressalta. Estão inscritos no encontro 1,1 mil professores que representam 75 escolas estaduais.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta, dia 20 (em Bento Gonçalves):
8h30: acolhida e credenciamento – Ginásio de Esportes
9h: abertura – Ginásio de Esportes
9h30: primeira etapa de oficinas
11h30: almoço conjunto com exposição de atividades desenvolvidas pela UCS – Ginásio de Esportes
13h30: segunda etapa de oficinas
15h15: terceira etapa de oficinas
Sexta, dia 21
9h30: palestra ‘Neurociências Aplicadas à Educação’
Em Bento Gonçalves: prof. Gládis Frank da Cunha, auditório do Bloco B
Em Nova Prata: prof. Ilciane Breitenbach – auditório do Campus de Nova Prata
13h30: palestra ‘Avaliação de Competências e Habilidades’
Em Bento Gonçalves: prof. Tânia Maris de Azevedo – auditório do Bloco B
Em Nova Prata: prof. Maristela Pedrini – auditório do Campus de Nova Prata
OFICINAS
Primeira etapa – Das 9h30 às 11h30
– O Supervisor Escolar na Contemporaneidade: Desafios e Superações – Auditório Bloco A
– O Saber em Jogo: Uma Possibilidade de Aprender de Maneira Lúdica – Laboratório de Multimeios (Bloco J)
– Manipulação de Alimentos no Ambiente Escolar (Sala 224 – Bloco A)
– Ética e Compromisso: O Papel do profissional Mediante às Exigências Escolares – Auditório Bloco B
– Uma Abordagem Enunciativa para o Ensino da Leitura e Escrita nas Aulas de Língua Portuguesa – Sala 344, Bloco CD
– Elaboração de Perguntas Escritas na Prática Docente – Sala 30, Bloco J
– Aplicação de Recursos da Informática no Processo de Educação – Sala 200, Bloco A
– Língua Portuguesa na Escola: O Lugar da Gramática, da Leitura e da Produção Textual – Sala 337, Bloco CD
– Educando para a Paz – Auditório Bloco J
– Aprendendo com a Diversidade – Sala 214 – Bloco A
Segunda etapa – Das 13h30 às 15h
– Educação Física – Anos Finais e Ensino Médio – Sala 344, Bloco CD
– Arte na Educação Infantil – Sala 429, Bloco CD
– Inclusão no Ambiente Escolar – Sala 224, Bloco A
– Atendimento ao Público (Agentes Educacionais) – Auditório Bloco J
– Interdisciplinaridade EJA – Sala 337, Bloco CD
– Segurança na Internet – Auditório Bloco B
– A Problemática das Drogas no Ambiente Escolar – Sala 305, Bloco J
– Musicalização no Ensino Médio – Laboratório de Multimeios, Bloco J
– Previdência Social: Atualidade e Perspectivas – Auditório Bloco A
– Relações Interpessoais – Sala 214, Bloco A
– Instrumento de Trabalho: A Voz – Sala 226, Bloco A
Terceira etapa – Das 15h15 às 16h45
– Mudanças na Avaliação da Aprendizagem: Necessidades e Resistências – Sala 201, Bloco B
– Foguetes: Princípios, Construção e Operação – Sala 337, Bloco CD
– Avaliação Nova Proposta (Parecer Descritivo e Conceito) – Sala 226, Bloco A
– Trabalhando Ciências com Experimentos e Materiais Alternativos – Sala 344, Bloco CD
– O Desafio da Baleia Azul – Auditório Bloco B
– Educação Ambiental – Auditório Bloco A
– Educação Física – Anos Iniciais – Sala 305, Bloco J
– A Relação de Trabalho e as Alterações na Legislação conforme a CLT – Auditório Bloco J
– Literatura Infantil: Diversidade x Inclusão – Sala 224 – Bloco A
– Oficina de Biologia – Laboratório de Biologia – Bloco A
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro