Paróquia São Pedro de Garibaldi sedia comemoração em honra aos 40 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul

Para coroar o dia de intensas atividades, ocorreu a Santa Missa na Igreja Matriz São Pedro, presidida por Dom José Gislon e concelebrada por Édson Gilberto Cecchin, pároco da Paróquia São Pedro e pelo padre Moacir Canal, assessor da Pastoral

No sábado, 23 de agosto, a Paróquia São Pedro de Garibaldi foi sede da comemoração em honra ao aniversário de 40 anos da Pastoral da Criança, uma historia de fé e dedicação ao desenvolvimento infantil na Diocese de Caxias do Sul. A programação iniciou na comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, bairro Chácaras, com café da manhã e acolhida para as delegações das paróquias.

Após a fala do pároco, frei Édson Gilberto Cecchin, e de importantes lideranças, como a coordenadora diocesana, Doracélia Mello dos Santos, a coordenadora estadual, Nilva Canuto Libardi, e a coordenadora nacional, Maria Inês Monteiro de Freitas, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a oficina “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. A atividade teve o objetivo de orientar os líderes ao estímulo do desenvolvimento infantil através do lúdico.

Antes do almoço aconteceu a fala do bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Ele agradeceu ao trabalho dos líderes da Pastoral da Criança. Logo depois o encontro teve a bênção do vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira. À  tarde, momentos de descontração e entretenimento alegraram a todos os presentes.

Para coroar o dia de intensas atividades, ocorreu a Santa Missa na Igreja Matriz São Pedro, presidida por Dom José Gislon e concelebrada por Édson Gilberto Cecchin, pároco da Paróquia São Pedro e pelo padre Moacir Canal, pároco das paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário, Faria Lemos e assessor Diocesano da Pastoral da Criança.

Na Santa Missa, Dom José recordou a memória da médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que faleceu em 12 de janeiro de 2010, no Haiti, vítima de um terremoto que deixou mais de 300 mil mortos e milhares de feridos. Assim, a médica morreu enquanto fazia o que mais amava, ou seja, compartilhar conhecimentos para defender a vida, aliada a missão da Pastoral da Criança de promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos e gestantes, por meio de orientação e acompanhamento de voluntários que atuam diretamente nas comunidades.

A Paróquia São Pedro foi escolhida para ser a sede da celebração diocesana devido à superação perante os desafios da pandemia, mantendo a capacitação dos líderes de forma online. Atualmente, o município conta com cerca de 45 líderes voluntários, aproximadamente metade do total de líderes em toda a diocese de Caxias do Sul.

O coordenador da Pastoral da Criança em Garibaldi, Valmor Conte, fala sobre a alegria do serviço desempenhado: “Como coordenador da Pastoral da Criança na Paróquia São Pedro, me sinto agraciado e feliz por estar coordenando um serviço onde mais de 45 líderes já deram seu SIM para trabalhar nessa sublime missão de cuidar da vida de crianças, gestantes e famílias. Grande é nossa responsabilidade, mas o trabalho se torna leve e prazeroso, pois somos uma grande Família, onde tudo é feito com muito amor e doação”.

Fonte e foto: Comunicação – Diocese de Caxias do Sul