Encontro teve a presença de representantes do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, do secretário municipal de Segurança Pública e do delegado da Polícia Civil, além do responsável pela segurança privada da Paróquia
A Paróquia Santo Antônio reuniu, na tarde desta segunda-feira, 06 de junho, as forças de segurança para as definições logísticas acerca da 144ª Festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves, na próxima segunda-feira, 13 de junho. O encontro teve a presença do tenente Adriano e do capitão Schuch, representantes do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, do secretário municipal de Segurança Pública, Paulo de Carvalho, e do delegado da Polícia Civil, Renato Nobre, além do responsável pela segurança privada da Paróquia, Daltro Costa.
A reunião foi coordenada pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin. A pauta principal foi a integração entre as forças de segurança para garantir que os devotos de Santo Antônio possam celebrar a data festiva com tranquilidade. Serão empregados soldados da Brigada Militar em pontos estratégicos, além do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento Municipal de Trânsito (DMT). A Polícia Civil irá reforçar o plantão e irá disponibilizar a unidade da polícia comunitária.
Na noite de 12 de junho, domingo, serão bloqueadas as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a Missa campal, das 15h, e procissão. O acesso local dos moradores está assegurado antes e após a celebração, com término previsto para às 17h. Durante a Missa solene, o acesso será somente em casos de emergência. A liberação completa da via está prevista para 20h do dia 13 de junho, segunda-feira.
O encontro também tratou sobre a logística para a Missa de Corpus Christi, no dia 16 de junho, quinta-feira. Na noite da quarta-feira, 15 de junho, serão bloqueadas as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a Missa campal e procissão. O acesso local dos moradores está assegurado antes e após a celebração. Às 07h do dia 16, quinta-feira, inicia a montagem dos tapetes de serragem pela via. A Missa solene será às 15h, com o bloqueio total das quatro faixas da Marechal Deodoro, de acordo com o público presente. As ações terão o auxílio do DMT e da GCM na organização. A liberação completa da via está prevista para 19h do dia 16 de junho.
Programação do dia 13 de junho | Segunda-feira
06h – Alvorada Festiva com o toque dos sinos
07h – Missa no Santuário Santo Antônio
08h30min – Missa no Santuário Santo Antônio
10h – Missa no Santuário Santo Antônio
12h – Almoço Festivo no Salão Paroquial
15h – Missa Campal, em frente ao Santuário Santo Antônio
16h – Procissão com a imagem de Santo Antônio (ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio)
18h – Missa em ação de graças no Santuário Santo Antônio, com apresentação dos festeiros de 2023
Programação do dia 16 de junho | Quinta-feira
07h – Início da montagem dos tapetes de serragem na rua Marechal Deodoro
15h – Missa Campal, em frente ao Santuário Santo Antônio
16h – Procissão com o Santíssimo Sacramento (ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio) e bênção com o Santíssimo
18h – Missa no Santuário Santo Antônio
Fonte: Paróquia Santo Antônio Bento Gonçalves
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves