A terceira reunião do Parlamento Regional, ocorreu na quinta-feira, 23 de maio em Farroupilha. O presidente da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul, Nilso Cavaleri esteve no encontro ministrado pela presidente do Parlamento Regional, vereadora Patrícia Camassola Tomé.
Foram discutidos assuntos relacionados a organização e demandas acolhidas durante o mês de maio pela população e vereadores, além da saúde, assunto que foi pauta na reunião em abril, pelo Parlamento Regional em Caxias do Sul. Com isso, o Parlamento Regional realizará Fórum para discussão sobre filas de espera por cirurgias no SUS de traumato ortopedia.
Para os parlamentares presentes há a necessidade de estabelecer um elo mais transparente entre Governo Estadual, entidades hospitalares e população. Segundo dados de 2015 colhidos pelo Parlamento Regional, há uma fila com cerca de 2 mil pessoas aguardando por esse tipo de cirurgia na Serra Gaúcha. Para tanto, deliberou-se pela realização de um Fórum sobre o tema a ser realizado no dia 28 de junho na Câmara Municipal de Caxias do Sul.
No encontro, foi planejada, ainda, uma audiência pública para tratar sobre a situação da saúde na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, a ser realizada no dia 28 de junho, às 14h, no plenário da Câmara de Caxias do Sul. Serão convidados parlamentares, prefeitos, diretores de hospitais, secretários municipais e estaduais da saúde, deputados estaduais, governo do Estado, imprensa e população em geral para diagnosticar a saúde dos hospitais da Serra bem como os recursos previstos para os mesmos.
A próxima reunião do Parlamento Regional ficou marcada para o mesmo dia da audiência pública, às 10h, na sede parlamentar caxiense. O Parlamento também discutiu a criação de um manifesto, reivindicando que, dos 2 mil policiais que estão em curso para Brigada Militar em todo o Estado, 90 permaneçam na região da Serra, por causa da necessidade de mais segurança. Após, cada presidente relatou as demandas de suas localidades, entre elas: melhoria nas condições nas rodovias da região e reforço urgente na segurança pública.
Estiveram presentes na reunião 12 Câmaras Municipais representantes de: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e São Marcos.
Fonte e foto: Parlamento Regional
Aprovale e Vale dos Vinhedos celebram parceria com Sicredi Serrana e Icatu Coopera
Estado transfere 17 apenados para a Pasc e desarticula comércio ilegal no entorno do Complexo Prisional de Canoas
Acusados de matar casal enquanto dormia são condenados a mais de 200 anos de prisão em Caxias