Os presidentes dos Legislativos da Serra, que compõem o Parlamento Regional, estiveram reunidos na tarde da sexta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, para o primeiro encontro do Parlamento Regional 2018. O Legislativo montebelense esteve presente na pessoa de seu presidente, o vereador Onecimo Pauleti (PMDB). Com o objetivo de unir esforços em busca de melhorias e encontrar soluções para demandas dos municípios da Serra Gaúcha, o parlamento foi constituído em 2017.
No primeiro encontro deste ano, entre os assuntos está a realização do Fórum de Debate da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho. O evento será realizado no Ginásio de Esportes de Monte Belo do Sul, no dia 06 de abril, com o objetivo de tratar das principais dificuldades da cadeia produtiva da uva e demandas vitivinícolas, promovido pelo Legislativo de Monte Belo do Sul com apoio do Parlamento Regional. O assunto já foi tratado em um fórum, promovido de 2015, proposta pelo vereador Onecimo Pauleti (PMDB).
Segundo o Pauleti, o fórum vai discutir e ouvir as demandas de produtores, sindicatos e associações representativas da atividade, além de Emater, Ibravin e secretarias da Agricultura dos municípios. “Vamos ouvir as demandas de cada região produtora e estudar ações de fortalecimento para o setor de viticultura na região, onde a uva está entre principais frutas cultivada. Acreditamos que unindo esforços com as demais Câmara de Vereadores teremos mais força para lutar pelos direitos do povo e dos agricultores”, comentou o vereador.
Outra pauta foi a segurança nos municípios, também com o propósito de serem organizados fóruns e audiências públicas para tratar do assunto. Os representantes também trataram sobre os repasses de verbas relacionadas à segurança pública, com a vigência da Lei Federal 13.019, que regulamenta os convênios celebrados pelos entes públicos. Além disso, o grupo também deseja fomentar o debate sobre a formação de policiais militares na região da Serra.
O Parlamento Regional Gaúcho definiu a comissão que irá conduzir os trabalhos da organização neste ano, como presidente foi eleito o vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), que preside a Câmara Municipal de Bento Gonçalves, como vice-presidente, Patrícia Camassola Tomé (PMDB), que preside a Câmara de São Marcos e como secretário, Moisés Nekel (PMDB), que preside a Câmara de Garibaldi.
Participaram da reunião os presidentes das Câmaras de Caxias do Sul, vereador Renato Oliveira (PCdoB), a presidente de Cotiporã, vereadora Lenita Zanovello Tomazi (PSD), o presidente de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), presidente de Nova Roma do Sul, vereador Zelvir Anselmo Santi (PP), o presidente de Nova Prata, vereador Clayton Rigo (PDT) e o presidente de Pinto Bandeira, vereador Adair Rizzardo (PP).
A próxima reunião da comissão está marcada para 13 de março, em São Marcos.
Fonte: Divulgação / Câmara Monte Belo
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor