Os presidentes dos Legislativos da Serra, que compõem o Parlamento Regional, estiveram reunidos na tarde da sexta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, para o primeiro encontro do Parlamento Regional 2018. O Legislativo montebelense esteve presente na pessoa de seu presidente, o vereador Onecimo Pauleti (PMDB). Com o objetivo de unir esforços em busca de melhorias e encontrar soluções para demandas dos municípios da Serra Gaúcha, o parlamento foi constituído em 2017.
No primeiro encontro deste ano, entre os assuntos está a realização do Fórum de Debate da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho. O evento será realizado no Ginásio de Esportes de Monte Belo do Sul, no dia 06 de abril, com o objetivo de tratar das principais dificuldades da cadeia produtiva da uva e demandas vitivinícolas, promovido pelo Legislativo de Monte Belo do Sul com apoio do Parlamento Regional. O assunto já foi tratado em um fórum, promovido de 2015, proposta pelo vereador Onecimo Pauleti (PMDB).
Segundo o Pauleti, o fórum vai discutir e ouvir as demandas de produtores, sindicatos e associações representativas da atividade, além de Emater, Ibravin e secretarias da Agricultura dos municípios. “Vamos ouvir as demandas de cada região produtora e estudar ações de fortalecimento para o setor de viticultura na região, onde a uva está entre principais frutas cultivada. Acreditamos que unindo esforços com as demais Câmara de Vereadores teremos mais força para lutar pelos direitos do povo e dos agricultores”, comentou o vereador.
Outra pauta foi a segurança nos municípios, também com o propósito de serem organizados fóruns e audiências públicas para tratar do assunto. Os representantes também trataram sobre os repasses de verbas relacionadas à segurança pública, com a vigência da Lei Federal 13.019, que regulamenta os convênios celebrados pelos entes públicos. Além disso, o grupo também deseja fomentar o debate sobre a formação de policiais militares na região da Serra.
O Parlamento Regional Gaúcho definiu a comissão que irá conduzir os trabalhos da organização neste ano, como presidente foi eleito o vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), que preside a Câmara Municipal de Bento Gonçalves, como vice-presidente, Patrícia Camassola Tomé (PMDB), que preside a Câmara de São Marcos e como secretário, Moisés Nekel (PMDB), que preside a Câmara de Garibaldi.
Participaram da reunião os presidentes das Câmaras de Caxias do Sul, vereador Renato Oliveira (PCdoB), a presidente de Cotiporã, vereadora Lenita Zanovello Tomazi (PSD), o presidente de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), presidente de Nova Roma do Sul, vereador Zelvir Anselmo Santi (PP), o presidente de Nova Prata, vereador Clayton Rigo (PDT) e o presidente de Pinto Bandeira, vereador Adair Rizzardo (PP).
A próxima reunião da comissão está marcada para 13 de março, em São Marcos.
Fonte: Divulgação / Câmara Monte Belo
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento