Um café da manhã irá marcar, nesta terça-feira (8), o lançamento da campanha “Valores que Ficam”. A atividade será realizada a partir das 8h, no Salão Júlio de Castilhos.
Criada pela Casa em 2019, a iniciativa incentiva pessoas físicas a destinarem até 6% do imposto de renda devido para os fundos estadual ou municipais da pessoa idosa e/ou dos direitos da criança e do adolescente. Para efetuar a destinação aos fundos, as pessoas físicas precisam apresentar a declaração de ajuste anual de imposto de renda no modelo completo.
Para esta edição haverá avanços na campanha em quatro eixos, conforme explica o presidente da Casa, deputado Pepe Vargas (PT). “Além de reforçar a publicidade, com a ampla divulgação em todos os canais da Assembleia Legislativa, será ampliado o acesso com a disponibilização de um link diretamente no aplicativo Servidor RS, que atinge mais de 30 mil servidores públicos do estado”, anuncia o parlamentar. A realização de evento de formação para orientar as entidades a acessarem e executarem os recursos, e a criação de um grupo para acompanhar a destinação dos valores completam as novidades.
Em 2024, a campanha ultrapassou a marca de R$ 116,2 milhões arrecadados no RS, mas o estado tem potencial para que as destinações ultrapassem R$ 700 milhões.
Como fazer a doação
Há duas opções para as pessoas físicas participarem: destinação feita no ano anterior ou destinação direto na declaração. No primeiro caso, é necessário definir o fundo a receber o valor e procurar diretamente o conselho municipal que administra este fundo. O comprovante emitido pelo conselho deve ser utilizado no preenchimento da declaração do imposto de renda do ano anterior.
Também é possível fazer a destinação quando for preencher a declaração de imposto de renda, escolhendo a opção Doações Diretamente na Declaração. Neste ano, o prazo para a entrega do imposto de renda encerra no dia 30 de maio. O limite de destinação segue em 6% sobre o imposto devido, mas, nesta opção, há um limite de 3% para os fundos da criança e outros 3% para os fundos do idoso.
Mais informações podem ser obtidas em valoresqueficam.al.rs.gov.br
Diocese de Caxias do Sul cria canal “Stella Comunica” para facilitar envio de notícias pelo WhatsApp
Governo abre inscrições para 5 mil vagas do programa Universitário do Amanhã
Semana inicia com Brechó da Liga de Combate ao Câncer