Pardal instalado na “Curva da Morte” aumenta a segurança na ERS-122

Se depender do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o quilômetro 47 da ERS-122 vai deixar de ser conhecido como “Curva da Morte”. No local, onde há pardal com limite de velocidade de 50 quilômetros por hora, não foi registrado nenhum acidente desde março. Em 2015, nesse mesmo trecho, foram 23 – cinco só no primeiro trimestre. Neste ano, no mesmo período, o número caiu para três. “A presença do equipamento e a diminuição das ocorrências estão diretamente relacionadas, o que comprova que a imperícia e a falta de educação no trânsito contribuíam para os incidentes”, afirmou o diretor de Operação Rodoviária da autarquia, Rogério Uberti.

O dirigente destaca que a redução de acidentes está ocorrendo também em outros pontos da rodovia. A queda é relevante desde 2013, quando não havia pardais, até 2015, quando eles voltaram a funcionar durante o ano inteiro. O ano de 2014 não pode ser utilizado como base de comparação porque foi um período em que os equipamentos começaram a ser implantados, sendo ativados a partir de novembro.

“Em quatro locais da ERS-122 com equipamento houve 54 acidentes em 2013 e apenas 13 em 2015, uma redução de 76%”, enfatizou Uberti. Em toda a extensão da estrada foram 755 acidentes em 2013 e 508 em 2015.

Mais segurança nas estradas em 2016

O diretor comemora o resultado do novo equipamento na ERS-122 e dos demais dispositivos presentes nas rodovias – que tiveram queda de 30% de ocorrências em comparação a 2015 – com uma boa notícia: “Estamos trabalhando para que esses índices sejam cada vez menores, por isso, ainda neste ano, devem ser implantadas mais 40 lombadas e 20 pardais”, adianta Uberti. Os locais ainda estão sendo estudados e serão definidos segundo critérios técnicos, como o volume diário médio de veículos e o índice de acidentalidade no trecho. Atualmente, 93 faixas em 12 rodovias são monitoradas por pardais e 134 faixas em 20 estradas por lombadas.

Fonte: Daer

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