Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento

A Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM), através da equipe da Educação Ambiental, esteve na tarde desta quarta-feira (27), lançando o projeto Bombas Verdes, em parceria com o Colégio Sagrado Coração de Jesus, com a finalidade de reflorestar áreas devastadas pelos deslizamentos de terra. O projeto envolveu turmas do 1º ao 5º ano, que trabalharam na elaboração teórica e posteriormente prática de 4500 capsulas de argila, contendo sementes em cada uma delas. Nesta quinta-feira (28), será executada a primeira parte do projeto, com 1500 bombas com sementes sendo jogadas, através de uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em áreas que foram devastadas pelos deslizamentos.

As Bombas Verdes são cápsulas que carregam sementes, prontas para serem lançadas em áreas desmatadas e devolverem o verde à natureza. Essa técnica simples e de grande impacto surgiu na Tailândia e se espalhou pelo mundo como uma maneira prática de restaurar ecossistemas. A produção das bombas é descomplicada: uma mistura de argila e sementes de árvores nativas coletadas em espaços públicos locais se transforma em cápsulas que, ao serem lançadas, espalham vida em terrenos baldios, áreas de deslizamento e regiões carentes de vegetação.

A professora Camila Pertille trabalhou a ideia com as crianças e explica que “um grupo de quatro alunos fez a apresentação do projeto na escola, pensando numa maneira de dar continuidade na ideia que já havia sido trabalhada de forma teórica em sala de aula. Posteriormente, o assunto foi trabalhado também com a SMMAM, nascendo desta forma a parceria e para a elaboração das bombas por parte dos alunos”.

A aluna Martina Costa Curta Rossa, 10 anos, esteve participando do projeto e destaca que “a ideia foi muito boa, principalmente para ajudar no reflorestamento e desta forma também estamos ajudando o planeta. Foi um trabalho em grupo bem legal, com todo mundo se ajudando. A união de todos foi bem importante e fez a diferença”.

O secretário do Meio Ambiente Volnei Tesser destaca que “a proposta das Bombas Verdes surgiu com o objetivo de dispersar sementes nas áreas afetadas pelos deslizamentos e na recuperação das matas ciliares, essenciais para a proteção dos rios e a prevenção de novas erosões. Mais do que uma atividade divertida e sustentável, a iniciativa possui um valor educacional profundo, criando uma geração de cidadãos conscientes e ativos na solução de problemas ambientais e climáticos”.

Confira os locais onde serão lançadas

Faria Lemos- (Linhas Ferri, São Luiz e Natividade)
Tuiuty (Rio das Antas e Linha Buratti)

Nos próximos dias 5 e 7 de dezembro as equipes farão a dispersão de mais 3000 bombas verdes por meio terrestre em diferentes pontos do interior do município que foram atingidos pelos deslizamentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido