Parceria entre a Diocese de Caxias do Sul e a UCS permite digitalizar filmes históricos da Igreja em Caxias e região

O Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade fez a reprodução das películas que datavam das décadas de 1940 até 1970 e transformou as imagens em arquivos digitais que poderão ser utilizados na série documental dos 90 anos da Diocese

Faltando um mês para a celebração dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul, criada em 08 de setembro de 1934, na manhã desta quinta-feira, 08 de agosto, aconteceu a entrega dos filmes históricos da Igreja em Caxias e região que foram digitalizados pela Universiade de Caxias do Sul (UCS). A possibilidade de uma parceria para a realização desse processo nasceu a partir da comissão formada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) em outubro do ano passado para pensar a série documental das nove décadas da Diocese.

O Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade fez a reprodução das películas que datavam das décadas de 1940 até 1970 e transformou as imagens em arquivos digitais. Os filmes em rolo estavam armazenados no Museu Diocesano Dom José Baréa, no subsolo do Bispado, geriado pela Associação dos Amigos do Museu. Os vídeos poderão ser utilizados na série documental dos 90 anos da Diocese, que será lançada no dia 08 de setembro. Serão nove episódios que narram desde a Imigração Italiana, passando pela organização eclesial, as marcas do episcopado de cada bispo, a formação dos seminaristas e dos leigos, a educação e a saúde, as pastorais e movimentos, a comunicação e os desafios para o futuro da Igreja na Serra.

A coordenação do projeto de digitalização foi realizada pelo professor mestre Anthony Beux Tessari, com participação de profissionais do campo da Arquivologia, História e Conservação e Digitalização de Acervos, vinculados ao IMHC-UCS. Conforme o diretor do IMHC, um dos filmes, o do Congresso Eucarístico Diocesano de 1948, é o segundo mais antigo que a Universidade tem datado em seu acervo.

Confira os filmes digitalizados:

– Congresso Eucarístico (1948);
– Funerais de Dom José Barea, primeiro bispo de Caxias do Sul (19/11/1951);
– Chegada de Dom Benedito Zorzi a Caxias do Sul (08/12/1952);
– Festa de Nossa Senhora de Caravaggio (1958);
– Jubileu Sacerdotal de Ouro do Rev. Mons. João Meneguzzi (1958)
– Jubileu Sacerdotal de Prata de Sua Exc. Dom Benedito Zorzi e Ordenação Sacerdotal dos padres Mariano Calegari, Roberto Egídio Pezzi, Waldomiro Minella, na Catedral Diocesana (30/11/1958);
– Jubileu de Prata da Diocese de Caxias do Sul (1959);
–  Primeira visita de Dom Paulo Moretto a Caxias do Sul depois de sua ordenação episcopal (fevereiro de 1973).

Fonte: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação

error: Conteúdo Protegido