Conversa sobre autocuidado, dia 27 de outubro, será conduzida pela psicóloga Karen Mattiello Rovella
Reduzir estimativas como a do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que prevê até o final do ano o diagnóstico de 66 mil novos casos de câncer de mama, configura-se na atuação central de campanhas como o Outubro Rosa. Em Bento Gonçalves, esse movimento nacional acelera seu maior propósito, o de conscientizar para a prevenção à doença, com uma palestra promovida pela Parceiros Voluntários, braço social do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). O encontro será no dia 27 de outubro, às 18h30, na sede da entidade.
Na oportunidade, a psicóloga Karen Mattiello Rovella, da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), falará sobre “Corpo. Mente. Espírito: O cuidado integrado na atenção à qualidade de vida da mulher”. É com essa visão, ancorada na harmonia entre cada um dos aspectos dessa tríade, que a psicóloga baseará sua conversa. Falará sobre como prevenir o câncer, o que pode causá-lo e como enfrentá-lo. Um verdadeiro colóquio para estimular o autocuidado. “Culturalmente, as mulheres são ensinadas a cuidar, a serem cuidadoras, mas acabam não olhando muito para si. Queremos fortalecer que as mulheres priorizem o cuidado a si mesmas”, diz a psicóloga.
Para Karen, o Outubro Rosa é uma forma de dissipar informações de modo a amplificar à sociedade a relevância da prevenção ao câncer de mama, tipo de tumor que mais acomete as mulheres no Brasil, e da busca instantânea de ajuda médica em caso do surgimento de sintomas. “As mulheres buscam os exames preventivos com mais frequência do que os homens, porém ainda é necessário abordarmos cada vez mais a importância de não demorar a buscar ajuda médica quando há algum sintoma e, principalmente, enfrentar o medo do diagnóstico, pois somente assim as chances de cura são maiores. Quando diagnosticado cedo, o câncer pode sim ser curado”, opina.
Embora seja nas mulheres a maior incidência dos casos, os homens não estão livres de desenvolverem o câncer de mama – indivíduos do sexo masculino representam 1% do total dos diagnósticos. Neste sentido, atingir diversos públicos também é um dos objetivos do Outubro Rosa e, por conseguinte, da própria palestra. “É importante falarmos cada vez mais para o público em geral. Quanto mais multiplicarmos as informações sobre o autocuidado, os sintomas e as formas de prevenção, estaremos incentivando positivamente as mulheres a se olharem mais, e poderemos então auxiliar a salvar a vida de alguém”, diz Karen.
E o Outubro Rosa tem contribuído para isso. “A cada ano percebemos um aumento na procura pelas palestras preventivas e, a partir disso, uma maior consciência da sociedade em difundir cada vez mais as informações sobre a prevenção ao câncer de mama e ao autocuidado”.
Serviço
O que: palestra especial Outubro Rosa “Corpo. Mente. Espírito: O cuidado integrado na atenção à qualidade de vida da mulher”, com a psicóloga Karen Mattiello Rovella (AAPECAN)
Quando: dia 27 de outubro, às 18h30min
Onde: CIC-BG (Avelino Luiz Zat, 95 – bairro Fenavinho)
Quanto: 1kg de alimento não perecível
Inscrições: is.gd/metecorpoespirito
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Divulgação Exata
(RM)
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira