A coleção de exemplos inspiradores é grande – e o desejo de ampliá-los, ainda maior. A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves chega aos 16 anos repleta de histórias de vidas que foram transformadas com o trabalho social. Desde a sua criação, em 2000, a Organização Não Governamental (ONG) já beneficiou cerca de 100 entidades, fruto do engajamento de uma sociedade participativa, comprometida com o bem-estar comum.
“Olhamos o saldo dessa iniciativa com imenso orgulho por cada caso em que o voluntariado fez a diferença na vida de alguém. Essa certeza de estarmos contribuindo de forma concreta com outras pessoas é o estímulo fundamental para buscarmos ampliar cada vez mais essa corrente positiva”, comenta Laudir Piccoli, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC), responsável pela implantação da Parceiros Voluntários no município.
Atualmente, são 70 voluntários trabalhando na unidade apartidária, atendendo diretamente a 21 instituições locais. O repertório de ações realizadas é rico e variado, planejado e executado para atender às necessidades dos beneficiados, e também de acordo com as sugestões criativas dos próprios participantes.
Nessa relação de troca, todos os envolvidos saem ganhadores. As ações são positivas também para quem ajuda, uma vez que a participação nas atividades desenvolvidas oportuniza maior envolvimento com a comunidade. “Muitos relatam que se descobrem voluntariando: dedicando-se ao próximo, eles também recebem a troca desse calor humano, tornando-se cidadãos mais conscientes e comprometidos na sociedade em que vivem”, afirma a coordenadora da unidade no município, Angélica Somenzi.
Descoberta do voluntariado
Entre as tantas histórias que marcam os 16 anos da Parceiros Voluntários está a de uma voluntária de 60 anos. Ela retomou as atividades após a perda de um filho, afirmando que esse desafio de servir os outros voltou a dar sentido a sua vida, permitindo que deixasse de lado o uso de antidepressivos. “Quando lembro dela fico muito emocionada, pois foi um exemplo do que o trabalho voluntário é na sua essência: uma via de mão dupla, na qual a gente recebe na mesma proporção que entrega”, lembra Daiane Predebon, ex-coordenadora da Parceiros, voluntária da unidade e que acompanhou de perto a transformação no caso dessa senhora.
Todos podem participar
Disposição, boa vontade e comprometimento são os requisitos para quem quiser atuar no voluntariado. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas as suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. No caso das empresas, a Parceiros Voluntários tem um Programa que auxilia no planejamento e execução de ações sociais em benefício da comunidade com a participação direta dos seus colaboradores. As ações variam conforme o interesse de cada instituição: voluntariado individual, reforma de espaços, bingo com idosos, piquenique com crianças, captação de materiais para entidades, caminhadas por causas sociais, entre outros. Informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999.
Fonte: Exata Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
“2025, ano de arrumar a casa”, afirma Doutora em economia Patrícia Palermo durante última edição do ‘Bom dia Lojista’, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21