Coringa na gastronomia, bebida pode ser harmonizada com lanches triviais como a iguaria frita
O pastel é uma das iguarias preferidas do brasileiro. Presente no cardápio de lanchonetes e padarias ou nas mais diversas feiras espalhadas pelo país, o quitute é hit popular para saciar a fome e, ainda, economizar uns trocados em comparação a outros lanches.
Geralmente acompanhado por um suco ou café, o pastel salgado ou doce pode, também, ser harmonizado, para a surpresa de muitos consumidores. Essa é uma virtude que cabe ao espumante, por suas singulares características que combinam acidez e gás carbônico. “O espumante é um coringa da harmonização. Por causa do gás carbônico, ele tem o poder de limpar as papilas gustativas, eliminando os excessos, por isso vai bem com diversos tipos de comidas, incluindo frituras”, explica o sommelier da Cooperativa Vinícola Garibaldi, André Luís Rech.
Essas propriedades mostram como o espumante é uma bebida versátil, servindo para harmonizar tanto jantares elaborados, já que consegue dar conta do variado cardápio que vai à mesa, quanto para acompanhar um lanche trivial como um pastel. Como a variedade de recheios que compõe o pastel é do tamanho da criatividade do cozinheiro, o espumante também tem uma diversidade de gêneros para dar conta desse sortimento. A seguir, veja algumas sugestões do André para acompanhar diferentes tipos de pastéis e comemorar com todo o sabor o Dia Nacional do Pastel (04 de outubro).
Para saborear seu pastel harmonizado
Dica 01: Pastel de carne + Garibaldi Prosecco Rosé
O tradicional pastel de carne moída, por conter menos gordura, casa com o Prosecco Rosé, um espumante leve e refrescante.
Dica 02: Pastel de costela + Garibaldi Viognier
A intensidade no sabor do Espumante Viognier casa bem com a suculência e o sabor da carne de costela, relativamente gordurosa.
Dica 03: Pastel de chocolate ao leite e morango + Garibaldi Moscatel
Equilibrado entre açúcares e acidez, o Garibaldi Moscatel combina muito bem com doces. Ainda mais com a presença de frutas, como no caso desse pastel.
Dica 04: Pastel Romeu e Julieta + Garibaldi Moscato Zero Álcool
Com características aromáticas, doçura e equilíbrio semelhantes às do Garibaldi Moscatel, porém sem álcool, a bebida faz bela dobradinha com sobremesas, como no caso desse pastel que combina o agridoce do queijo e da goiabada.
Conheça mais sobre os espumantes
Garibaldi Prosecco Rosé
Leve, fresco, boa complexidade de aromas e fácil de consumir, foi o primeiro espumante Prosecco Rosé do Brasil. Elaborado pelo método Charmat com a uva que identifica a bebida e uma pequena porcentagem de uvas tintas Pinot Noir, essa bebida traz aspecto visual de um delicado rosé e um perfil aromático mais complexo, encontrando notas florais, cítricas e de frutas vermelhas frescas. No paladar, o produto apresenta o mesmo frescor e cremosidade do branco, porém, com retrogosto mais frutado. Para harmonizar, vale degustar o espumante com canapés, saladas, sopas cremosas, peixes leves, frutos do mar e queijos.
Garibaldi Viognier
Este espumante é o primeiro da Cooperativa Vinícola Garibaldi elaborado 100% com uvas Viognier. A variedade dessa uva, que teria surgido no leste europeu e se espalhado por outras regiões do mundo após ser levada à Europa Central, proporciona características singulares à bebida. Elaborado pelo método Charmat, o espumante traz aromas bastante frutados – pera e maçã-verde – e toques florais. Em boca, tem maciez, cremosidade frescor, apresentando coloração amarelo palha. Harmonize com refeições leves, como carnes de aves e peixes, além de frutos do mar.
Garibaldi Moscatel
Mais premiado espumante da casa, o Garibaldi Moscatel foi eleito duas vezes o melhor do Cone Sul pelo mais importante concurso latino-americano, o Catad’Or World Wine Awards. Elaborado pelo método Asti com um blend de uvas Moscato das variedades Giallo e Branco, se destaca pelo dulçor e acidez em equilíbrio e riqueza aromática. O espumante apresenta coloração clara com reflexos esverdeados e ótima formação de perlage. No olfato, traz aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel e, no paladar, é suave e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Para harmonizar, a vinícola indica frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês.
Garibaldi Moscato Zero Álcool
O Garibaldi Moscato – Zero Álcool é um espumante ao mesmo estilo do Garibaldi Moscatel que preenche a taça com aromas, cores e sabores tradicionais da bebida, porém, livre da presença de álcool. Isso se dá porque ele não passa pelo processo de fermentação. A bebida é gaseificada lentamente em autoclaves para melhor incorporação do gás carbônico, e sua doçura advém do açúcar residual da própria fruta. Visualmente, traz coloração amarelo palha. No olfato, sua boa complexidade aromática lembra frutas tropicais, flores brancas e notas de mel, sendo leve e refrescante. Prove na hora da sobremesa ou com pratos agridoces.
Preço sugerido para os produtos citados: a partir de R$ 35,00
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: André Luís Rech
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21