“Para empreender, é preciso querer”, diz Clovis Tramontina na UCS Bento

Empresário participou da Jornada Acadêmica da Área do Conhecimento de Ciências Sociais

Narrando episódios centrais de sua jornada, Clovis Tramontina cativou, com sua simplicidade e franqueza, mais de 200 acadêmicos da UCS Bento que foram ouvir as lições de um dos mais admirados empresários brasileiros. Convidado para a Jornada Acadêmica da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, envolvendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, ele disse durante a palestra “Empreender não é um ato. É uma jornada” que para empreender não basta sonhar, é preciso querer. “É preciso ter clareza do que se quer”, aconselhou. A programação ocorreu na noite de 02 de outubro.

Manter o foco nessa caminhada é essencial, assim como a persistência, a disciplina e um tanto de sorte. “O sucesso leva tempo. Empreender é colocar um tijolinho em cima do outro”, disse Clovis, atual diretor do Conselho de Administração da Tramontina. Ele sempre teve muito claros seus objetivos para conquistar as posições que almejava na empresa. Primeiro, mostrou sua veia de negociante para conquistar o posto de gerente da Tramontina em São Paulo. “Vendi estoque que eu nem tinha para uma grande distribuidora, mas a equipe era muito boa e deu conta. Aliás, as pessoas, uma boa equipe, é muito importante”, constatou. Outro ponto fundamental citado foi a importância da humildade na liderança. “Houve projetos na empresa que, em um primeiro momento, fui contra, mas, depois, me tornei grande apoiador”, contou. O empreendedor disse, também, que estudou muito para se capacitar à presidência da companhia, cargo que ocupou durante 30 anos, contribuindo para o desenvolvimento da Tramontina, hoje produtora de 22 mil itens, empregadora de mais de 10 mil pessoas e presente em mais de 120 países.

As pessoas sempre foram e continuam sendo um dos grandes trunfos da empresa fundada em 1911 pelos avós de Clovis, Valentin e Elisa Tramontina. A aposta na “prata da casa”, com a valorização da equipe, é um valor inegociável da companhia. “Nós temos que engajar as pessoas. Todos cargos de liderança na Tramontina são ocupados por crias da casa, nenhum é contratado de fora. Nós temos que dar oportunidades às pessoas, porque nossas empresas começaram sempre com uma pessoa”, disse.

A jornada de crescimento da Tramontina também está ligada ao conhecimento. E, nesse sentido, Clovis reconhece o papel da UCS. “O salto da Tramontina se dá com a chegada da UCS. A chegada da universidade trouxe o conhecimento científico, e o conhecimento científico faz a transformação”, contou Clovis.

Presente no evento, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, reforçou a importância do conhecimento para empreender, evidenciando a capacidade de a universidade ser a promotora disso. O professor salientou a força da instituição no país, ranqueada na 1ª posição do RS e na 2ª do Brasil entre as instituições de ensino comunitárias e privadas no quesito inovação do Ranking Universitário Folha, do jornal Folha de S. Paulo. O mesmo levantamento colocou a UCS no 7º em lugar em pesquisa e na classificação geral entre as universidades comunitárias e privadas. “Isso acontece porque temos professores dedicados, estrutura adequada e pessoas que querem aprender. Quando nós temos professores que sabem ensinar e alunos que querem aprender, temos a magia do conhecimento. Aliás, o empreendedorismo no passado pode ter sido exitoso, sem conhecimento e com muita coragem e vontade. Hoje, empreendedorismo precisa, necessariamente, de conhecimento”, avaliou Rech.

O sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, aproveitou para destacar a associação entre a presença de Tramontina no campus e a missão da universidade. “Hoje, geramos muitas reflexões que nos permitiram perceber como a formação integral das pessoas ocorre, considerando a educação importantíssima para o desenvolvimento regional”, disse Larentis.

Além dos espectadores presenciais, em média 270 alunos assistiram à palestra disponibilizada, também, com transmissão pelo Youtube.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Exata Comunicação | Tiago Garziera

 

error: Conteúdo Protegido