Dom Adelar é do clero da Diocese de Caxias do Sul e atuou por muitos anos na formação presbiteral da Diocese, nos seminários Aparecida e São José, além da Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves
O Papa Francisco aceitou, nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, o pedido de renúncia de dom Adelar Baruffi ao governo pastoral da arquidiocese de Cascavel (PR). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de agradecimento ao prelado.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de agradecimento ao prelado.
Nota de agradecimento a dom Adelar Baruffi
Estimado irmão no episcopado, dom Adelar Baruffi,
Após a acolhida da sua renúncia pelo Santo Padre, nós da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestamos nossa gratidão a Deus e, ao senhor, pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua dedicação como bispo da arquidiocese de Cascavel-PR.
Ao longo de seu pastoreio, soube confiar-se todos os dias à Palavra de Deus, sendo mestre da fé e autêntico educador. Com toda a certeza, em seu ministério, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza.
Receba o nosso agradecimento por tanta entrega em favor do serviço a Deus e a seu povo. Com as palavras da antífona de entrada desta sexta semana do Tempo Comum, renovamos juntos nossa confiança Naquele que em tudo nos conduz: “Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais”.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
Na manhã desta segunda-feira, dia 12, Dom Aparecido e Dom Adelar Baruffi organizaram uma coletiva de imprensa para tratar sobre o pedido de renúncia do Arcebispo ao governo pastoral da arquidiocese de Cascavel (PR), que foi aceito pelo Papa Francisco. Dom Adelar foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel em 22/09/2021 e desde 2022 está em tratamento contra um tumor cerebral. Hoje, ele se despede do governo pastoral sob muita gratidão pela entrega e pelo serviço prestado a Deus e ao povo.
Conforme Dom Aparecido, Dom Adelar retornou de férias com a família e elaborou uma carta ao Papa pedindo a renúncia ao ofício, tendo em vista a impossibilidade de estar à frente da Arquidiocese em razão da doença que enfrenta. Sobre sua condição de saúde, Dom Adelar relatou: “minha saúde continua mais ou menos”. Ele ainda disse que a partir de amanhã começará um tratamento psicológico e deverá treinar a caligrafia.
Dom Adelar Baruffi, a partir de agora Arcebispo Emérito, agradeceu a todos e a partir deste momento ficará totalmente dedicado a cuidar de si e da própria saúde. Sobre a nomeação do futuro Arcebispo, Dom Aparecido foi claro: “está nas mãos de Deus”, portanto a comunidade ainda deve aguardar para saber quem assumirá o ofício.
Em novembro de 2021 o Arcebispo de Cascavel teve um desmaio e foi encaminhado para exames em um hospital da região, quando teve diagnosticado um tumor cerebral. Ele passou por cirurgia para retirada do tumor
Natural de Coronel Pilar, dom Adelar ingressou no seminário aos 15 anos, foi ordenado padre em 1995 na Diocese de Caxias do Sul e atuou por muitos anos na formação de novos sacerdotes. Entre os anos de 2012 e 2014, atuou na Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, onde coordenou a Região Pastoral e o Curso de Teologia e Bíblia, além de ajudar na organização da Casa Pão dos Pobres, serviço de caridade da Paróquia.
No ano 2014, foi nomeado bispo de Cruz Alta e ordenado em março de 2015, no Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves. Em janeiro de 2020, dom Adelar celebrou os 25 anos de vida sacerdotal na Paróquia Santo Antônio, com a Missa e o almoço de confraternização.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves