Papa dormiu bem durante a noite após duas insuficiências respiratórias

O Papa Francisco dormiu bem durante toda a noite depois de sofrer duas insuficiências respiratórias na segunda-feira, de acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé

“O Papa dormiu a noite toda e agora continua a descansar”, disse a Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã de terça-feira.

A Sala de Imprensa informou que o Papa continua sua fisioterapia respiratória e fisioterapia, e retomou a ventilação de alto fluxo (ou seja, não a ventilação mecânica), usando uma cânula nasal para oxigênio.

A manhã de terça-feira foi dedicada ao descanso e à oração. No contexto de uma condição complexa, a situação atualmente parece estável. Como foi observado, o Papa está sendo atendido por profissionais de saúde do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e por um grupo de médicos do Hospital Policlínico Gemelli.

Atualizações recentes

O papa está recebendo tratamento para pneumonia bilateral no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.

Na noite de segunda-feira, a Sala de Imprensa disse que o Papa Francisco sofreu “dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causada por um acúmulo significativo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo”.

Nas duas vezes, foram realizadas broncoscopias para remover o acúmulo de muco que causou os episódios.

“[Na segunda-feira] à tarde, a ventilação mecânica não invasiva foi retomada. O Santo Padre permaneceu alerta, orientado e cooperativo em todos os momentos”, observou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Os exames de sangue do papa mostraram que ele não tem uma contagem elevada de glóbulos brancos, sugerindo que ele não tem nenhuma nova infecção respiratória.

Sua condição clínica permanece complexa e outras crises respiratórias permanecem possíveis.

Os médicos do papa disseram que seu prognóstico permanece “cauteloso”.

Atualizado às 12:45, horário de Roma

Fonte: Vatican News

Foto: Arquivo | Vatican Media

error: Conteúdo Protegido