Panetone artesanal ganha recheio trufado de espumante para surpreender na ceia

Aprenda a harmonizar diferentes estilos de espumante com os variados tipos da clássica sobremesa de Natal

Quando ele surge nas gôndolas dos supermercados a mensagem é clara: está chegando o Natal. Surgido na Itália, o panetone é um dos pratos mais tradicionais da ceia natalina – e um dos mais aguardados, principalmente para a hora da sobremesa. Esse pão doce é um verdadeiro clássico das festas de final de ano e, seja com frutas cristalizadas ou em sua versão chocotone, é item inegociável para trazer todo o espírito de Natal à mesa.

Mas, como qualquer prato, ele pode ficar ainda mais saboroso se acompanhado da melhor harmonização. Não importa o tipo do panetone, ele formará uma dupla e tanto ao lado de um espumante, cuja variedade de estilos permitirá encontrar a versão mais adequada para a respectiva iguaria de sua escolha. O sommelier André Rech, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, indica o espumante Garibaldi Prosecco Brut para ser degustado ao apreciar um panetone de fruta. “Esse espumante apresenta acidez e frescor que equilibram com as frutas e raspas de limão que compõem a massa do panetone”, explica.

Se o panetone servido for o de chocolate, o melhor espumante para acompanhar será o Garibaldi Moscatel. A bebida, que acumula mais de 70 premiações internacionais em seu currículo, se caracteriza pelo equilíbrio entre dulçor e acidez. “Essa é uma harmonização por semelhança, com o panetone e o espumante doces, deixando literalmente um casamento perfeito”, diz Rech. O espumante Garibaldi Moscatel também vai muito bem com o panetone trufado. Mas Rech indica, ainda, um outro tipo, um pouco menos doce, caso seja essa a sobremesa servida. Trata-se do Garibaldi Prosecco Rosé SWEET, um espumante do tipo Demi-Sec. “Tem um dulçor médio, acidez equilibrada e o corpo que precisa para encaixar na complexidade de um chocolate mais cremoso, no recheio do panetone trufado”, observa o sommelier.

Faça o seu chocotone

Para quem gosta e pode se dedicar à cozinha, uma alternativa para deixar a ceia ainda mais apetitosa é preparar o próprio chocotone. E um completo, com direito a recheio trufado de espumante e geleia de frutas vermelhas – veja a seguir detalhes da receita assinada pela confeiteira Ina Boeno. “Natal é uma das datas mais lindas e mágicas, e sempre estudamos e testamos diversas receitas, para surpreender o paladar dos nossos clientes. Este ano, trouxemos algo totalmente inusitado: um chocotone natalino, em que a estrela é o espumante. Chegamos a um resultado incrível, com uma acidez equilibrada do recheio com as frutas vermelhas e o chocolate branco com amêndoas trazendo leveza para a massa. É uma verdadeira explosão de sabores que sem dúvidas irá surpreender a quem for provar e, o melhor, super fácil de reproduzir em casa, para que todos possam degustar essa verdadeira experiência”, antecipa Ina.

A receita do doce mantém a tradicional mistura de farinha, ovos, açúcar e manteiga, ganha raspas de limão e traz o chocolate meio amargo na composição. Se optar em comprar o panetone, pode incrementá-lo com a receita do recheio. Todas elas estão compartilhadas abaixo.

Para o panetone

Ingredientes

– 1 kg de farinha de trigo peneirada

– 3 ovos (grandes)

– 1 copo (americano) de açúcar

– 1 pitada de sal

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 250ml de leite morno

– 50g de fermento biológico

– 400 g de gotas de chocolate meio amargo

– Essência de panetone (quanto baste)

– 20 ml de essência de panetone (opcional)

– Raspas de 1 limão

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga, o leite, o fermento e a essência.
  2. Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro e acrescente os ingredientes batidos. Amasse bem até que a massa se solte das mãos. Em seguida, adicione as gotas de chocolate.
  3. Distribua a massa em fôrmas de papel para Panettone, untadas com manteiga, até a metade da fôrma. Deixe crescer até dobrar de volume.
  4. Faça um corte em formato de x em cima da massa, pincele gemas batidas e leve para assar até dourar.

Para a ganache de espumante

Ingredientes

– 400g de chocolate branco nobre

– 125ml de espumante Garibaldi Vero Demi-Sec Rosé

– 80g de creme de leite

Modo de preparo

1.Derreta o chocolate no micro-ondas, de 30 em 30 segundos. Adicione o creme de leite e misture até ficar bem homogêneo

  1. Adicione o espumante e mexa bem até ele ficar bem lisinho.
  2. Deixe descansar na geladeira por 6 horas.

Para a geleia

Ingredientes

– 300g de frutas vermelhas (morango e framboesa)

– 150g de açúcar

– 10ml de suco de limão

Modo de preparo

  1. Numa panela, misture o açúcar às frutas vermelhas, mexa e deixe fervendo em fogo baixo até reduzir (cerca de 20min) ou as frutas se dissolverem. Se preferir, quando esfriar, pode bater no liquidificador.
  2. Desligue o fogo e adicione o suco. Mexa e reserve.
  3. Deixe na geladeira até esfriar.

Para a montagem

Faça um furo no meio do chocotone a ponto de acomodar o recheio. Alterne o espaço com porções de creme de espumante e de geleia até cobrir. Se quiser, cubra o chocotone com chocolate branco derretido e decore com amêndoas laminadas. Essa receita tem prazo de validade de cinco dias para consumo e o recheio apresenta teor alcóolico.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: André Luís Rech

 

 

error: Conteúdo Protegido