A beleza da Serra Gaúcha, desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos até os dias atuais, será revisitada na palestra “Paisagem do Vinhedo Rio-Grandense: um Patrimônio Cultural”, ministrada pelo antropólogo e pesquisador espanhol da cultura do vinho, Dr. Luis Vicente Elias Pastor. O encontro ocorre às 19h do dia 27 de abril, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Confirmações de presença podem ser realizadas até o dia 26 pelo e-mail abe.adriane@terra.com.br ou telefone (54) 3452.6289.
O norte da palestra será o livro “Paisagens do Vinhedo Rio-Grandense”, lançado em 2016 pelo Instituto R. Dal Pizzol e escrita por Pastor em parceria com o pesquisador da cultura do vinho Rinaldo Dal Pizzol. A obra contextualiza a chegada dos primeiros imigrantes italianos à Serra Gaúcha, onde encontraram uma paisagem natural formada por bosques virgens. Naquele ambiente hostil, instalaram-se e desenvolveram características próprias vinculadas ao seu estilo de vida e necessidades de produção. A intervenção humana na paisagem gera uma nova configuração estética, a partir da qual se pode atribuir traços de uma comunidade, etnia ou civilização. Esse processo de chama “paisagem cultural”.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edegar Scortegagna, destaca a importância do tema para se pensar no vinho além da taça. “O vinho engloba questões históricas e culturais que ultrapassam o status de ‘produto’. Portanto, pensar nas características naturais dos vinhedos é um exercício de preservação e valorização de uma bebida milenar”, ressalta.
Generoso em fotografias, o livro “Paisagens do Vinhedo Rio-Grandense” permite estimular e suscitar reflexões que possam oferecer diagnósticos bem fundamentados e, a partir deles, venham propor prognósticos, propostas e soluções para a paisagem cultural do vinhedo. A obra tem 288 páginas, divididas em 15 capítulos. A organização da obra ficou a cargo da produtora cultural Dóris Couto e tem apresentação assinada pela professora Ivanira Falcade da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O prefácio é de Mirian Sartori Rodrigues, diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae/RS), e prólogo é de Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
A publicação é uma referência nos estudos da paisagem do vinhedo e foi produzida com financiamento do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, contando com patrocínio de Bradesco, Italínea, Florense, Toniolo Busnello e Concresul, além do apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e vinícola Dal Pizzol Vinhos Finos.
Sobre o palestrante
Luís Vicente Elias Pastor é natural de La Rioja (Espanha), doutor em Antropologia, mestre em Etnologia e licenciado em Filosofia. De 1974 a 1980 foi diretor do Museu Etnográfico de La Rioja. De 1991-2001 foi diretor da Fundação Caja Rioja. De 1998-2000 foi responsável pelo Programa Líder Temático Cultura do Vinho.
Foi professor de Antropologia na Universidade Nacional de Educação a Distância, expert em temas de Patrimônio Cultural, autor de diversas publicações sobre patrimônio e turismo, cultura do vinho e turismo do vinho. Professor convidado de várias universidades sobre temas da cultura do vinho. Atualmente é responsável pela documentação e patrimônio cultural das vinícolas R. López de Herediae Viña Tondonia en Haro (La Rioja).
SERVIÇO
O quê: palestra “Paisagem do Vinhedo Rio-Grandese: um Patrimônio Cultural”
Quando: 27 de abril, às 19h
Onde: Auditório da Embrapa Uva e Vinho (rua Livramento, 515, bairro Conceição – Bento Gonçalves/RS)
Quanto: entrada franca
Inscrições: até 26 de abril pelo abe.adriane@terra.com.br ou telefone (54) 3452.6289
Fonte: Conceitocom Brasil
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
Natal nos Vinhedos tem atrações artísticas gratuitas e opções enogastronômicas em dezembro