O frio intenso da noite da última quarta-feira não foi motivo para desmotivar centenas de pessoas que prestigiaram a palestra ‘A importância da marca para o seu negócio’, proferida especialista pelo especialista em estratégia e branding, Arthur Bender. O evento, foi realizado pelo Sindilojas Regional Bento e contou com apoio da Fecomércio (Sesc e Senac), Sicredi e Casa das Artes. Ao mesmo tempo em que serviu para levar informação e qualificação aos participantes, o encontro teve seu lado beneficente com a doação de um quilo de alimento não perecível entregue pelo público e repassado à Abraçaí.
Além do Presidente da equipe administrativa do Sindilojas, liderada pelo presidente Daniel Amadio, a palestra contou com a presença de representantes das instituições parceiras, além do secretário de desenvolvimento econômico Sílvio Pasin, representando o prefeito Guilherme Pasin. “O frio registrado no momento só não foi maior que a qualidade das informações, da interação com o público e do conteúdo repassado pelo nosso palestrante”, avaliou o presidente do Sindilojas.
Ao final do encontro, Artur Bender ainda respondeu à perguntas feitas pela platéia. “Só tenho a elogiar a este encontro, pois o pessoal não se intimidou com o frio e ainda fez questionamentos relevantes. Acho importante este tipo de interação, pois como palestrante, consigo tirar um termômetro de tudo o que apresentei ao público”, resumiu o palestrante
Gerenciar Marcas: algo que demanda tempo, persistência e foco
Mostrando exemplos de algumas marcas conhecidas pelo público em geral e contando um pouco da história de algumas personalidades do mundo dos negócios, Artur Bender frisou seguidamente ao público os cuidados necessários para se construir e, principalmente, manter uma marca de renome e respeito no mercado empresarial. Iniciou falando sobre reputação, imprescindível a ser cuidado.
“Criar uma marca, desenvolver sua visão, mostrar ao mercado ao que veio é algo que se faz a médio e longo prazos. É preciso criatividade para conquistar seu público e exige de seu gestor resiliência, paciência, força e coragem. Aliado a isso, demanda um cuidado enorme quando a marca torna-se conhecida e um objeto de desejo dos consumidores, que muitas vezes nem se importam em pagar mais cara para ostentá-la. Aí é que se fala em reputação, pois um simples descuido, algo que foi construído há anos pode ruir da noite para o dia”, ensinou Bender.
Marca: a identificação de seus gestores
Artur Bender mostrou a todos que, independente do gestor ser ou não o dono da marca, esta fica totalmente atrelada aos seus gestores. “A menos que você esteja ligado a um nome muito forte, conhecido talvez nacionalmente, um simples deslize pode não afetar seu negócio. Mas se você construir um nome e não souber administrá-lo o consumidor não perdoa”, alertou. Ele trouxe esse exemplo para mostrar justamente aos pequenos e médios empresários e jovens gestores que o mercado está competitivo e todos olham para o negócio do concorrente.
“Anos atrás, tínhamos nossa rotina na empresa de modo que ao final do expediente, desligávamos tudo e íamos para casa, deixando tudo para o dia seguinte. Hoje, precisamos estar disponíveis 24 horas do dia, 7 dias por semana. Não bastasse isso, olhamos o que nosso concorrente está fazendo, pesquisamos tendências, vivemos conectados”, analisa o palestrante, alertando para o que chama de Sociedade Envidraçada. “Estamos na vitrine, sendo olhados e percebidos por todos, seja na porta de nossos estabelecimentos, na mídia ou na internet. Todos sabem de todos, ainda mais com o advento das redes sociais”, diz.
Foco e Posicionamento
Independente do tamanho do seu negócio, Artur Bender ensinou a todos que é preciso ter foco. “Se não posso vencer em tudo, pergunte-se em que posso vencer? Onde meu negócio é diferente? O que faço de melhor e que chama a atenção dos meus clientes?”, questiona. Lembrou aos empresários e ao público em geral que o importante nesse momento, ainda mais em períodos de crise como o atual, que é importante dar um passo de cada vez, mas manter seu posicionamento, sua lealdade com o consumidor. “A menos que você não tenha nada de diferencial, ainda assim é capaz de se dar bem com o público que procura apenas o preço mais barato, não se importando com reputação, com marca, com atendimento. Apenas preço”.
O ideal, segundo Artur Bender, é manter-se íntegro ao seu mercado e ao cliente. “Hoje o consumidor está mais exigente, mas nem por isso deixa de perceber os diferenciais do seu negócio, da sua loja. Pequenas ações feitas com zelo, com amor, com carinho já são suficientes para cativá-lo e fazer com que ele volte para novas experiências. Confiança ainda é tudo”, concluiu o palestrante.
Fonte: Sindilojas Regional Bento
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