Palestra na Casa das Artes, em Bento, debateu sobre a inclusão do autista

A Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo tem como um de seus objetivos trazer para o debate público temas pertinentes sobre a pauta, em Bento Gonçalves. Inclusão, preconceito, alimentação, entre outros assuntos, estão proporcionando informações e conhecimentos sobre o transtorno do espectro autista para profissionais da área, familiares e professores. Nesta jornada semanal, estão sendo mostrados diversos aspectos do autismo, como foi o caso da palestra que ocorreu nesta terça-feira (28), na Fundação Casa das Artes.

“Autismo, Inclusão começa em CASA, segue na ESCOLA e Continua através do Pleno Acesso à VIDA!” foi proferida por Tatiana do Carmo. Ela é Socióloga, pesquisadora da área de Ensino e Aprendizagem pela UFRGS-RS, Especialista em Neurociências e Educação pela FAMART- SP, Especialista em Neuroalfabetização pelo Instituto Neurosaber – PREspecialista em Transtornos de Neurodesenvolvimento para adaptação curricular e P.E.I pelo Instituto Neurosaber – PR.

Atua na área Clínica com Atendimento a Famílias Atípicas, Sondagem Cognitiva e Intervenção às crianças e adolescentes com DI, TEA, TDAH e DISLEXIA. Atua com Formação e Capacitação dirigida a Profissionais da Saúde e Educação desde 2018.

Na ocasião, Tatiana abordou um pouco do histórico do Autismo e dos demais transtornos neurodesenvolvimentais durante alguns períodos históricos como: Grécia Antiga, Era Medieval, Séc. XVI e XVIII, marcado pelo direito à vida da pessoa com TEA, Séc. XIX início dos estudos científicos, até o século XX e XXI com o marco para os estudos do cérebro e o impacto do ambiente no neurodesenvolvimento.

“Entender, compreender para intervir! Foram abordados alguns estudos sobre os estágios do neurodesenvolvimento e ainda sobre neuroplasticidade e epigenética na aprendizagem humana, muitas curiosidades interessantes e pertinentes ao tempo em que vivemos como os mecanismos de sinapse oportunizadas pelo ambiente, inteligência artificial e como tirar proveito disso, nos diversos tipos de aprendizagem na Era do Suporte e das metas estabelecidas pela ONU até 2030”, enfatiza Tatiana.

Quanto ao preconceito, Tatiana entende que ele é algo intrínseco na sociedade e tem como base a história e cultura. “A chave para esta mudança na minha concepção está justamente nas adaptações que precisam ser oportunizadas pelo próprio ambiente social em todas as esferas e de forma transdisciplinar, ou seja, adaptações essas que proporcionem bem-estar a pessoa humana, independente da condição genética. ‘Vidas Autistas no Brasil Importam’ usando o bordão americano como inspiração. Afinal, não sabemos em que geração podemos cruzar com uma delas”, destaca a neuro educadora.

A Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo é um evento organizado pela Prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-dama, secretarias municipais, EMEFE Caminhos do Aprender e o Grupo Voz Azul.

Programação

29/03: Sensibilidade sensorial no TEA- Como podemos ajudar?

Horário: 14h às 15h30min

Profissional: Juliana Neves Martins Calabria – Terapeuta Ocupacional do CAPS Infantojuvenil

Local: Sala dos Espelhos na Fundação Casa das Artes

Público-alvo: Profissionais interessados no tema

30/03: Dicas para amenizar a Seletividade Alimentar no Autismo

Horário: 14h

Profissional: Ticiane Moura Gonçalves – Nutricionista

Local: Sala dos Espelhos na Fundação Casa das Artes

Público-alvo: Familiares de Autistas e profissionais interessados no tema

30/03: Autismo: Estimulação, comportamento e reforçadores

Horário: 15h

Profissionais: Letícia Casonatto – Psicopedagoga e Janice Mesacasa – Psicóloga

Local: Anfiteatro na Fundação Casa das Artes

Público-alvo: Familiares de Autistas e profissionais interessados no tema

31/03: O cuidado com o cuidador: Encontro de família de pessoas com TEA
Horário: 14h

Profissionais: Janice Mezacasa Cavalini – Psicóloga no Caps Infantil Girassol e no Espaço Terapêutico Jeito de Ser e Sinara Carvalho Giordani – Terapeuta Ocupacional da APAC

Local: Anfiteatro na Fundação Casa das Artes

Público-alvo: Familiares de Autistas Autistas e profissionais interessados no tema

01/04: Cinema Azul

Horário: 14hs

Local: Sala de Cinema na Fundação Casa das Artes

Público-alvo: Familiares de Autistas

02/04: Dia Mundial do Autismo

1. Brechó Solidário da EMEFE Caminhos do Aprender

2. Agendamento para Cadastramento da CIPTEA

3. Divulgação dos serviços da Saúde

4. Escola de Trânsito – DMT

5. Oficinas diversas: música, dança, pintura, fantasias com super-heróis e princesas.

6. Brinquedos infláveis

Local: Fundação Casa das Artes e Rua Coberta

Público-alvo: Familiares de Autistas

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Jose Martim Estefanon

PG

error: Conteúdo Protegido