“Por que nos preocupamos com a gestão ambiental na propriedade rural?” – a pergunta, tema da aula inaugural do curso de Agronomia do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), requer várias respostas. Comprometida com a promoção do conhecimento no que tange à gestão ambiental há mais de 25 anos, a Fundação Proamb é parceira da instituição e promotora da palestra que ocorre amanhã (10), às 14h, com o professor e doutor Luciano Gebler.
Além de aula inaugural do Curso de Agronomia, o encontro é o Evento Satélite do lançamento do Seminário Brasileiro de Agropecuária, uma das atrações de destaque na programação do FiemaCon, que ocorre durante a FIEMA Brasil 2018, no mês de abril, em Bento Gonçalves.
Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Centro de Pesquisa de Uva e Vinhos, ele falará sobre a necessidade de o produtor lançar um olhar para o ambiente que o cerca – e não apenas para sua propriedade – para tomar suas decisões de como produzir. “É daí que resultam os impactos ambientais negativos que devemos evitar”, orienta Gebler, formado em Agronomia e com doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Cada caso será um caso, e uma solução encontrada para o vizinho da direita da estrada poderá ser desastrosa para o vizinho da esquerda”, alerta.
O produtor que decide executar uma gestão ambiental eficaz pode começar esse trabalho de forma autônoma, criando a memória escrita da propriedade e sua contabilidade rural (ativos, passivos e patrimônio líquido), fator também importante nesta tarefa. Após, a contratação de um profissional para auxiliá-lo no mapeamento de riscos da propriedade e na tomada de decisões se faz necessária.
Os benefícios de quem decide adotar uma gestão ambiental, segundo Gebler, são vários. “Socialmente falando, essa gestão evita problemas de ordem legal, multas e até prisões. Do ponto de vista econômico, significa a gestão correta dos insumos da propriedade a fim de minimizar o resíduo e maximizar a eficiência e consequentemente o lucro. Ecologicamente, significa que você estará vivendo em um ambiente salubre e com menos risco a você e sua família”, enumera o pesquisador.
Serviço
O que: palestra “Por que nos preocupamos com a gestão ambiental na propriedade rural?”, com o pesquisador da Embrapa Luciano Gedler
Quando: quinta-feira, dia 10, às 14h
Onde: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves (Av. Osvaldo Aranha, 540 – Juventude da Enologia)
Quanto: entrada franca. Inscrições pelo e-mail educacao@proamb.com.br ou telefone (54) 3055.8703
Fonte: Exata Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves