O atendimento a pacientes com sintomas de gripe e coronavírus será centralizado em um único local em Garibaldi. Conforme anunciado pelo prefeito Antonio Cettolin nesta quarta-feira, dia 22, pacientes com sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar devem procurar o auditório junto ao Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h.
O objetivo da medida é centralizar os atendimentos de sintomas que podem ser caracterizados como de coronavírus, evitando a possibilidade de disseminação do mesmo.
A partir desta quinta, dia 23, o auditório contará com atendimento de médico, técnico de enfermagem e recepcionista, das 8h às 22h. Os pacientes receberão os devidos encaminhamentos de acordo com os sintomas apresentados.
Saiba mais sobre o coronavírus:
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, podendo, em alguns casos, causar sintomas mais graves, de pneumonia e insuficiência respiratória. Os principais sintomas até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.
Como o coronavírus é transmitido?
A transmissão ocorre pelo ar, por gotículas ou aerossol de secreções de vias aéreas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (até 2 metros de distância), como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como posso me proteger?
– Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%;
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
– Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
Como é feito o tratamento do coronavírus?
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. O tratamento realizado é semelhante ao de uma infecção de vias aéreas, com medicações antitérmicas e analgésicas. Em casos mais graves, pode ser necessário internação hospitalar, de acordo com avaliação médica.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor