Para se conectar à campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama, o Tacchini está oferecendo condições especiais para a realização da mamografia. A intenção é garantir que mais mulheres tenham acesso ao exame, indicado para todas as mulheres acima dos 40 anos.
Durante todo mês, as beneficiárias do IPE Saúde, com idades entre 40 e 75 anos, estarão isentas da coparticipação em mamografia e ecografias mamárias. As beneficiárias do Tacchimed, na faixa etária de 40 a 74 anos, também têm isenção de coparticipação em mamografias. Já para as pacientes particulares, está sendo aplicado um desconto de 15% no valor das ecografias mamárias e mamografias.
O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente entre as mulheres. A detecção precoce é considerada a principal estratégia para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.
“A mamografia é o nosso principal exame de rastreamento para câncer de mama, por conseguir identificar alterações muito iniciais, antes mesmo de se tornarem palpáveis. Estudos mostram que programas de rastreamento regular podem reduzir em até 30% a mortalidade pela doença”, explica a mastologista e ginecologista do Hospital Tacchini, Dra. Amanda Pituco.
Além da importância do exame, a especialista reforça que fatores de risco podem ser controlados ou minimizados com a adoção de hábitos saudáveis. O sedentarismo, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a obesidade, especialmente após a menopausa, estão entre os pontos que podem ser modificados para reduzir a probabilidade de desenvolver a doença. Já entre os fatores não modificáveis estão o envelhecimento, a história familiar e os aspectos hormonais.
No último ano, o Tacchini Diagnósticos realizou mais de 8,3 mil mamografias. Apesar de ser um número significativo de exames, os efeitos da pandemia de Covid-19 ainda são sentidos. A quantidade de mulheres que realizaram o exame ainda é menor do que a registrada até 2019. A campanha do Tacchini busca, ao mesmo tempo, incentivar a prevenção, oferecer condições de acesso facilitado e conscientizar a comunidade sobre a importância de manter os exames em dia.
“Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura e menos invasivos tendem a ser os tratamentos. Hoje temos opções como cirurgias cada vez menores, avanços em quimioterapia e radioterapia mais assertivas. A descoberta precoce permite tratamentos mais eficazes e menos agressivos”, completa.
Festa das Crianças acontece no próximo domingo, 19, em Bento
Corede Serra pauta debate sobre gestão de resíduos na Assembleia Legislativa
HOMEM MORRE ATROPELADO EM MAIS UM ACIDENTE FATAL EM TRECHO PERIGOSO DA BR 116, EM SÃO LEOPOLDO