No total foram 8,3 milhões de peças produzidas, apresentando alta de 11,3% na comparação com o mês anterior
O relatório de dezembro ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’, contendo dados de outubro e novembro de 2018, demonstra que a produção de móveis no estado do Rio Grande do Sul foi de 8,3 milhões de peças no mês de outubro, crescimento de 11,3% em relação a setembro. O documento foi produzido pelo IEMI –Inteligência de Mercado e encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).
No acumulado do ano, a produção industrial no Estado cresceu 3,9% e (+)1,7% nos últimos doze meses de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Exportações
Diferentemente do mês de outubro, quando as exportações cresceram 23,0%, atingindo US$ 21,2 milhões, em novembro, as exportações recuaram (-1,1%), resultando em US$ 21 milhões. Juntos, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná continuam liderando entre os principais estados exportadores, representando respectivamente 31,7%, 14% e 1,9%, e totalizando 47,7% dos valores exportados. São Paulo foi responsável por 13,6% dos valores exportados.
Analisando os países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul, em novembro o Peru ficou em primeiro lugar, com 19,6% dos valores exportados, seguido pelos Estados Unidos com 15,6% e pelo Uruguai com 15,0%.
Consumo aparente
O consumo aparente de móveis do Rio Grande do Sul foi de 7,6 milhões de peças, crescimento de 10,6% em relação a setembro. No acumulado do ano até outubro houve alta de 2,6%.
Geração de emprego
O setor moveleiro do Rio Grande do Sul registrou saldo positivo quanto à geração de emprego na indústria moveleira, com as admissões ultrapassando as demissões em 176 vagas em outubro. Com relação a dezembro de 2017 os empregos cresceram 2,0%.
Comércio varejista
No estado do Rio Grande do Sul, as vendas do comércio varejista de móveis cresceram 14,3% em volume e alta de 14,4% em valores. No acumulado do ano, o varejo em volume apresentou crescimento de 1,3% e de 2,2% em valores das receitas.
Fonte: Adri Silva / Movergs
Segundo dia da Semana do Rock, em Bento, conta com Cronovisor, tributo-espetáculo com canções ao vivo da Legião Urbana
Atividades da campanha do Julho Amarelo serão realizadas neste sábado, 13, na Via Del Vino
Cooperativa Vinícola Garibaldi prospecta negócios em circuito intenso de feiras setoriais